Avaí confirma vantagem e leva 16º título do Campeonato Estadual - Jornal Cruzeiro do Vale

Avaí confirma vantagem e leva 16º título do Campeonato Estadual

15/05/2012

Depois de vencer os dois turnos e ter o melhor ataque da competição, o melhor saldo de gols e todo o favoritismo diante de um Avaí desacreditado, o Figueirense foi derrotado em duas oportunidades e viu o seu mais tradicional adversário comemorar o 16º título catarinense. A derrota culminou com a saída do técnico Branco, que dá lugar a Argel Fucks, a revelação do campeonato no comando do Joinville. Esta foi a terceira vez que os dois representantes da capital decidiram o Campeonato Catarinense. Foi, também, a disputa de número 400 entre as equipes.

O Figueirense, apesar de campeão dos dois turnos, precisava descontar a vantagem conquistada pelo Avaí na primeira partida (3 a 0). Começou o segundo jogo da decisão nervoso, mas logo se acalmou e até criou boas oportunidades.Chegou até a começar melhor no segundo tempo, e até parecia que pelo menos venceria a partida.

Primeiro tempo

A obrigação da vitória trouxe nervosismo ao Figueirense, que levou alguns minutos para se encontrar em campo. O mesmo valeu para o técnico Branco, que desde o início da partida discutia rispidamente com o árbitro Paulo Henrique Bezerra.Em campo, as equipes começaram revezando lances de perigo. Aos sete minutos, Guilherme Santos bateu de primeira a primeira oportunidade da partida para o Figueirense, mas a bola passou longe do gol avaiano.

A resposta veio aos 12 minutos, quando Felipe Alves finalizou um ataque do Avaí e cabeceou com perigo, obrigando o goleiro Wilson a uma difícil defesa. Cinco minutos depois, Roni fez boa jogada pelo lado esquerdo do ataque alvinegro e cruzou rasteiro, mas o seu companheiro Julio Cesar chegou atrasado e perdeu a chance de abrir o placar.Aos 32, o lateral Patric quase abriu o placar para o Avaí num chute cruzado em que a bola passou perto da trave do goleiro alvinegro. Ao final do primeiro tempo, os dois times tiveram ataques perigosos, mas sem conclusões a gol.

Segundo tempo

Precisando do resultado, o Figueirense voltou para a segunda etapa com a entrada de Jean Dertti no lugar do volante Túlio. Aos dois minutos Fernandes quase abriu o placar para o alvinegro, num chute de dentro da área, mas a bola passou do lado da trave. Os donos da casa se mantiveram no ataque no início do segundo tempo.

Apesar disso, foi o Avaí que abriu o placar. Aos 14 minutos Cleber Santana, cobrando pênalti, ampliou a vantagem avaiana na decisão. Com o resultado do primeiro jogo, a vantagem agora era de quatro gols. O time do Estreito demonstrou ter sentido o gol, e o jogo ficou mais lento. Aos 24, Felipe Alves saiu da equipe do Avaí para a entrada de Laércio. Logo em seguida, o Figueira teve um momento de domínio no ataque, com vários escanteios seguidos.

Como acontecera 10 minutos antes, entretanto, quem chegou ao gol foi o Avaí. Laércio, que havia entrado recentemente, ampliava e praticamente definia o confronto. Figueirense 0 x 2 Avaí. Aos 31, no desespero, Ygor chutou a gol sem direção, desperdiçando o ataque do Figueirense. Dez minutos depois, Jean Deretti diminuiu a vantagem avaiana, 1 x 2. Os últimos minutos foram de administração do Avaí, que, com a vitória em pleno Orlando Scarpelli, voltou a ser o time mais vezes campeão catarinense.

Edição 1388

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.