A importância de equipamentos como tomógrafo e máquina de diálise na UTI - Jornal Cruzeiro do Vale

A importância de equipamentos como tomógrafo e máquina de diálise na UTI

14/11/2019
A importância de equipamentos como tomógrafo e máquina de diálise na UTI

A construção de uma UTI no Hospital de Gaspar não envolve somente uma estrutura física. É preciso que equipamentos modernos, precisos e específicos estejam à disposição da equipe médica para, então, salvar vidas.

Entre os equipamentos essenciais estão o tomógrafo e a máquina de diálise. Vereador e médico cardiologista, dr. Silvio Clefffi afirma que sem esses itens o funcionamento da UTI fica comprometido. “Sabemos que, para ter uma UTI em Gaspar, precisamos de um orçamento que varia entre 3 e 4 milhões. Nesses valores estão inclusos todos os equipamentos necessários. Afinal, de nada adianta termos um prédio moderno se não tivermos bons aparelhos”.

Você sabe ao certo o que faz uma tomografia e uma máquina de diálise? Confira:

Tomógrafo

O tomógrafo é um aparelho moderno e de confiança, utilizado para detectar alterações estruturais que muitas vezes não são visualizadas por meio da radiografia comum. Ele pode acusar casos de tumores, lesões renais e alterações cardíacas. “A tomografia computadorizada age como uma máquina fotográfica. Ela ‘tira fotos’ internas do corpo humano sem que haja necessidade de uma operação”, explica o dr. Silvio.

Um tomógrafo é suficiente para a demanda de uma UTI.

Máquina de diálise

A máquina de diálise é utilizada em pacientes com insuficiência renal grave. Ela atua quando existem alterações metabólicas no organismo que trazem grande risco ao paciente. “Ela garante a vida!”, afirma Dr. Silvio.

O equipamento é responsável por filtrar o sangue e fazer a função do rim. O principal diferencial é que é uma máquina transportável. Ou seja: pode estar em uma sala específica e ser levada à UTI assim que necessário.

Normalmente, é adquirida uma máquina de diálise a cada cinco leitos de uma UTI.

 

Colaboração

O sonho de uma UTI no Hospital de Gaspar está cada vez mais próximo. Isso porque os contribuintes podem destinar até 15% do valor do seu IPTU para essa grande ação.

O fundo de construção da UTI só foi criado graças aos Projetos de Lei 35 e 36/2019, de autoria do vereador Silvio Cleffi; e também à emenda modificativa proposta por todos os parlamentares.

 

Edição 1927

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.