A rotina de Maria de Lurdes Werner é praticamente a mesma todas as manhãs. A moradora do bairro Poço Grande acorda cedo e às 6h30 já está na área externa do Ginásio João dos Santos praticando exercícios físicos na academia ao ar livre. ?Os equipamentos oferecidos são muito bons, é uma maravilha. Agora que me aposentei, venho aqui todos os dias de manhã. Quando minha neta está na minha casa, ela vem comigo e fica brincando no parquinho. É muito bom?, declara a senhora, que pratica exercícios todos os dias das 6h30 às 7h45.
Praticar exercícios físicos é uma forma e manter a saúde em dia e as academias ao ar livre oferecem a oportunidade de cuidar da saúde de forma gratuita. A primeira academia ao ar livre de Gaspar fica no João dos Santos e foi instalada em meados do ano de 2010. Segundo o diretor da Fundação Municipal de Esportes, Renato Zimmermann, a instalação aconteceu devido ao anseio da comunidade por algo do tipo na cidade. ?Muitas pessoas vão até o ginásio praticar exercícios. Hoje, temos uma grande demanda, principalmente no final da tarde, quando não tem muito sol?, diz. Além do final da tarde, muitas pessoas aproveitam o final de semana para se exercitar.
Além dos cerca de dez aparelhos que estão disponíveis para a comunidade, a área externa do João dos Santos conta ainda com um campo de vôlei e futebol, uma pista de caminhada. ?Geralmente no final de semana, o espaço fica cheio. As pessoas sempre vão em grupos de amigos e, enquanto uns joga vôlei, outros podem caminhar ou usar os aparelhos?, declara. O diretor diz ainda que toda a comunidade está convidada a ir até o ginásio para utilizar a academia. ?A prática de exercício melhora muito a qualidade de vida. Todos devem praticar pois, a longo prazo, eles terão um resultado muito positivo?, afirma Renato.
Maria Virginia Graciola Soares, também moradora do Poço Grande, aprovou a iniciativa da fundação em instalar a academia ao ar livre. ?Frequento a academia desde que ela foi instalada. Os equipamentos são muito bons, gosto muito. Porém, acho que deveriam disponibilizar um professor para nos orientar nos exercícios?, diz a moradora, que pratica exercícios uma hora por dia.
O diretor da Fundação de Esportes diz ainda que estão sendo finalizados 13 projetos de instalação de academia ao ar livre na cidade. ?Assim que finalizados, faremos a licitação para instalar estas academias o quanto antes?, afirma.
Dia da Saúde
A preocupação com a saúde não deve surgir apenas com o aparecimento de doenças. A prática de exercícios e uma alimentação saudável, por exemplo, são formas de cuidar da saúde. O Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, foi criado em 1948, pela Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar as pessoas de que é preciso manter um bom estado de saúde.
Alimentação saudável também preserva a saúde
A prática de exercícios físicos, aliados a uma alimentação saudável, resulta na promoção da saúde. A variedade de alimentos durante as refeições deve ser constante, o que auxilia no desempenho de exercícios físicos. A alimentação deve ser composta por carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, além das frutas e da água, importantes para a hidratação do corpo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, deixar de comer não emagrece. Se o corpo não recebe comida por um longo período, ele começa a entender que precisa armazenar tudo o que conseguir quando receber alimento, resultando em um efeito inverso, sendo o emagrecimento temporário. O recomendado é comer várias vezes ao dia, porém em pouca quantidade.
Edição 1377
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).