Entre os dias 20 de dezembro e 20 de janeiro, a Associação Gasparense de Amparo e Proteção aos Animais (Agapa) fará uma pausa nos seus atendimentos. O recesso é direcionado a serviços como entrega de rações e realização de castrações. Em situações de maus-tratos e abandono de cães e gatos, porém, o atendimento segue em regime de plantão. Nesses casos, é preciso entrar em contato com a entidade pelo Facebook, canal de comunicação entre os voluntários e a comunidade. Vale lembrar que, desde o início de novembro, é possível registrar um Boletim de Ocorrência online no site da Polícia Civil de Santa Catarina (pc.sc.gov.br/), em crimes que envolvam animais.
Rafael Araujo de Freitas, presidente de Agapa, esclarece a necessidade deste período de recesso. “A população tem que entender que a obrigação e responsabilidade é do poder público. Mas, hoje, única instituição que faz esse trabalho com cães e gatos em Gaspar é a Agapa. Vamos utilizar esse período para reorganizar e planejar nossas ações para voltar com força total em janeiro”.
A Agapa encerra 2019 com o grande reconhecimento da comunidade. No início do ano, uma nova diretoria assumiu a ONG e, com um número maior de voluntários, o grupo deixou as contas em dia e finaliza o ano com saldo em caixa. “Sem dúvidas, esse resultado só foi possível graças a cada um dos voluntários. Todos uniram forças em prol da causa animal e merecem nosso reconhecimento e agradecimentos”.
Devido ao grande número de animais nas vias públicas de Gaspar, o foco da Agapa para 2020 serão as castrações solidárias. “Nesse período de pausa, vamos fazer reuniões e estabelecer objetivos. Nossa intenção é diminuir a reprodução desenfreada através do fortalecimento das parcerias com as clínicas da cidade e promovendo castrações solidárias focadas, principalmente, nos animais de rua”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).