De agora em diante, todos os animais colocados para adoção através da Associação Gasparense de Amparo e Proteção dos Animais serão entregues aos seus tutores com um chip de identificação. Isso é possível graças à Secretaria de Agricultura de Gaspar, que doou os microchips para a entidade realizar o serviço.
De acordo com o presidente da ONG, Rafael Araujo de Freitas, o microchip proporciona maior controle em relação aos animais adotados através da Agapa. “No momento em que um animal é adotado, é realizado um cadastro com nome completo do tutor, endereço e características do animal. Com o microchip instalado, casos de fuga e de abandono de animais serão identificados com mais facilidade. Consequentemente, essa também é uma maneira de inibir crimes envolvendo a causa animal”.
Quem implanta os microchips é uma grande parceira da Agapa: a clínica Unicão. Segundo Jaqueline Baehr, médica veterinária da clínica, o procedimento é simples, rápido e não traz nenhum risco à saúde dos animais. “Não existe limite de idade para a aplicação. A indicação é de que seja feito a partir dos 45 dias de vida do animal. A aplicação é indolor e não é necessário ficar em observação. Outro ponto importante que deve ser destacado é que os microchips não tem prazo de validade e não precisam ser substituídos ao longo da vida do animal”.
Cada microchip possui um número único de identificação. Após a implantação, o animal passa por um cadastro que fica disponível em um sistema de buscas universal. “O leitor que identifica o chip é universal. Então, o animal pode ser identificado em qualquer parte do mundo. Vale destacar que, em viagens internacionais, o animal é obrigado a possuir o chip de identificação”, diz a veterinária.
De acordo com Bruna Bueno, voluntária da Agapa e responsável pela feiras de adoção, a Agapa já intermediou a implantação de microchips em 14 animais. “No momento da adoção, registramos o nome completo e demais dados pessoais de quem está adotando. As pessoas estão demonstrando aceitar muito bem a novidade do cadastro através do microchip. Elas dizem se sentir mais seguras, pois a tecnologia facilita a volta dos cães e gatos em casos de desaparecimento”, comenta Bruna.
A secretária de Agricultura de Gaspar, Francislaine Cristina Cruz Machado, destaca a importância da identificação dos animais e garante que existe a previsão de doação e uma nova remessa de microchips para a Agapa. “O micro chip é importante tanto para controle populacional dos animais quanto para diminuir o número de abandono nas ruas. O município fez a doação e a aplicação é de responsabilidade da Agapa, com acompanhamento de um médico veterinário da secretaria. Reconhecemos a importância dessa parceria e os benefícios gerados para toda a comunidade, principalmente no que se refere à saúde pública e controle de zoonoses”.
Você tem um animal de estimação e quer que ele seja identificado com um microchip? A Clínica Veterinária Unicão faz o serviço para você. A implantação custa, em média, R$100,00. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3332-6009.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).