Esperança. Após exatos dez meses do início da pandemia de coronavírus em Gaspar (em 18 de março de 2020), a população volta a enxergar uma luz no fim do túnel. A expectativa quanto à vacinação contra a doença deixa a sensação de que, em breve, tudo voltará ao normal.
Assim como nas demais cidades de Santa Catarina, Gaspar ainda não possui um cronograma de vacinação. Isso porque a prefeitura aguarda um retorno do Ministério da Saúde sobre datas e o número de doses recebidas nesse primeiro momento.
Apesar disso, a administração municipal já trabalha na organização da vacina para dar início à aplicação do imunizante às pessoas dos grupos prioritários. A cidade Coração do Vale vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI), assim como acontece com outras vacinas.
Na medida em que outros país somam milhões de doses aplicadas, o Brasil ainda está no início de um processo que promete ser longo, mas muito positivo. No domingo, 17 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca.
Para simbolizar o início da vacinação no Brasil, a primeira aplicação do imunizante foi aplicada já no domingo, dia 17, em uma enfermeira paulistana. Mônica Calazans, de 54 anos, faz parte do grupo de risco e atua na linha de frente contra o coronavírus no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Em pronunciamento oficial, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação contra o coronavírus começa em todos os estados a partir desta segunda-feira, dia 18. Estima-se que a distribuição das doses seja feita pela Força Aérea Brasileira (FAB) até 14h, para que as aplicações ocorram em seguida.
Inicialmente, Santa Catarina recebe 126.560 doses, que serão distribuídas nas cidades. Os primeiros a serem vacinados serão os integrantes do grupo prioritário, formado por profissionais da saúde, idosos e indígenas. Apesar disso, toda a população deve manter os cuidados de higiene, o uso da máscara e o distanciamento social.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).