O Júri Popular de Vanderlei Adriano Santarém chegou ao fim, e por volta das 16h30 desta sexta-feira, o juiz Clayton Cesar Wandscheer leu a sentença dada pelos jurados. Santarém foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado por homicídio qualificado, considerado crime hediondo. Após cerca de 7 horas de julgamento, o acusado foi considerado culpado pelo assassinato a Carlos Alberto Costa, em junho de 2010. Santarém esfaqueou Carlos no peito, e fugiu do local, sendo encontrado apenas em maio de 2011.
Em depoimento, Santarém continuou afirmando que agiu em legítima defesa. Porém, a constatação da perícia não condiz com o que o acusado afirmou. Ao final do julgamento, o autor do crime foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau.
______________________________________________
?Não tenho a mínima dúvida de que o senhor esfaqueou o Beto na altura do peito, e que ele estava em pé?. Esta foi à frase usada pela promotora Jussara Maria Viana, às 11h30 desta manhã, para questionar o acusado sobre a veracidade de seu depoimento à polícia. Em depoimento à polícia, Santarém afirmou que a vítima partiu para cima dele com a faca. Foi neste momento que a faca caiu no chão e ele a pegou, levando em direção à barriga da vítima.
Segundo a promotora, esta versão dos fatos é invalida, pois o laudo da perícia diz que a vítima estava em pé no momento do golpe. Sendo assim, o acusado não agiu em legítima defesa.
Ainda não há previsão para o término do julgamento.
________________________________________No decorrer desta sexta-feira, 13, acontece o Júri Popular de Vanderlei Adriano Santarem, acusado de esfaquear e matar Carlos Alberto Costa, em 2010. O Júri está acontecendo no plenário da Câmara de Vereadores de Gaspar, e iníciou às 9h. Para julgar o caso, foram sorteados sete jurados. As testemunhas de defesa já começaram a ser ouvidas pela promotora Jussara Maria Viana, pelo advogado de defesa, Sérgio da Silva, e pelo juiz Clayton Cesar Wandscheer.
A primeira testemunha de defesa já havia sido ouvida até as 10h15 de hoje. Ele já havia prestado depoimento à polícia no dia 16 de junho de 2010, seis dias após o crime, quando dizia que Vanderlei Santarém havia realmente esfaqueado Carlos. No depoimento nesta manhã, a testemunha se contradisse. Ainda serão ouvidas mais quatro testemunhas de defesa. O juri deve se estender até à noite desta sexta-feira.
Entenda o caso
Na noite do dia 10 de junho de 2010, a rua Alberto Serafim Schmitt, no bairro São Pedro, foi palco de um homicídio. Por volta das 19h, Carlos Alberto Costa, de 37 anos, recebeu uma facada de Vanderlei Adriano Santarem, de 29 anos, vindo a falecer no local.
Santarem ficou foragido da polícia durante quase um ano, vindo a ser preso em maio de 2011, quando caminhava pelo centro de Gaspar e foi reconhecido pela polícia. Após ter mandado de prisão expedido pela Comarca de Gaspar, o acusado de matar Carlos Alberto foi detido.
Edição 1380
Notícias publicadas sobre o assassinato:
Polícia prende autor de homicídio do bairro São Pedro
Mais um acusado de homicídio foi preso na manhã desta segunda-feira, 2, após ser reconhecido pela equipe da Polícia Civil de Gaspar. Vanderlei Adriano Santarem, 29 anos, possuía um mandado de prisão expedido pela Comarca de Gaspar, acusado de assassinar Carlos Alberto Costa, em junho do ano passado.
Segundo a polícia, o acusado estava morando na cidade de Penha e estava em Gaspar na manhã de hoje. Ele caminhava pelo centro da cidade quando foi reconhecido pelos policiais. Após os procedimentos legais, Vanderlei foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau.
_________________________
Homem morre com facada no bairro São PedroA rua Alberto Serafim Schmitt, no bairro São Pedro, foi palco de um homicídio na noite desta quinta-feira, dia 10.
O crime aconteceu por volta das 19h quando dois amigos caminhavam pela rua do bairro e houve uma discussão. Carlos Alberto Costa, 37 anos, recebeu uma facada e morreu no meio da rua.
O assassino fugiu do local e a Polícia já tem pistas do criminoso. Carlos era morador do bairro Sete de Setembro. Seu corpo foi encaminhado para IML.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).