Integração. Essa foi a palavra de ordem entre os alunos da Escola Zenaide Schmitt Costa e da Apae de Gaspar, que participaram de um trabalho em conjunto na última quarta-feira, dia 5 de setembro. Com o objetivo de colocar em prática a inclusão social, os professores Cosmo Rafael Gonzatto e Rosana Reinert Nicolleti promoveram um dia de atividades integrando os alunos das duas instituições.
Conforme conta Cosmo, a ideia surgiu no momento em que os professores discutiam a política municipal de educação especial. “Como temos alunos da educação especial na Zenaide, resolvemos que seria muito interessante fazer essa integração. Entramos em contato com a Apae e o resultado final foi muito positivo”, afirma.
Para a professora Rosana, o projeto mostrou que todos os alunos podem, sim, trabalhar em conjunto. Desde que cada um respeite a sua limitação. “Os alunos da Zenaide prepararam tudo com muito carinho. Usaram o horário em que não estavam em sala de aula para preparar a escola para esta atividade. Todos interagiram de verdade e o resultado foi uma grande inclusão, onde todos participaram de todas as atividades”.
A professora Rosane da Costa, que atua diariamente com um aluno que estuda na Zenaide e também frequenta a Apae, comemora o resultado da ação. “Esta é a verdadeira inclusão: todos juntos na sala fazendo atividades. Não dava para ver diferença entre eles. A diferença só existe se colocarmos um limite. As barreiras podem ser quebradas e essa ideia é um exemplo muito plausível. Que ela sirva de exemplo e que possa ser colocada em prática em muitas escolas”, comemora a professora.
O final do mês de agosto é marcado sempre por ser a Semana da Pessoa com Deficiência. Nesta data, a Apae aproveita para organizar uma programação diferenciada com seus alunos. Segundo a professora Rosimere de Souza, a data da integração coincidiu de uma forma muito positiva com os dias em que haveriam atividades diferentes. “Quanto professora, entendo que essa integração é 100% benéfica para os alunos. Eles interagiram com pessoas da mesma faixa etária. O projeto foi muito bom e esperamos que outras escolas se abram para ele. Assim, vamos mudando a ideia errada que muitas pessoas ainda tem em relação aos alunos que frequentam a Apae”
Não há dúvidas de que o projeto de integração entre os alunos da Escola Zenaide e da Apae teve resultados muito positivos para todos os envolvidos. Para a aluna da Zenaide, Joana Kremer Theiss, essa experiência foi única. “Conhecemos pessoas diferentes e essa foi uma ótima experiência. Espero que tenhamos mais atividades como essa”.
Concordando com a colega, a estudante Mariana Luiza Beira diz que o contato com os alunos da Apae serviu para perceber que todos são muito inteligentes e educados. “Eles nos mostraram que não são coitadinhos. São pessoas normais, apenas com algumas dificuldades. Só quem tem contato percebe o quando são maravilhosos”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).