Em menos de nove meses, os eleitores de todo o país vão às urnas para as eleições municipais. Mas, é preciso ficar atento! Este ano, existe a possibilidade de que o cadastro biométrico seja obrigatório. A definição deve ser anunciada até o final desse mês.
Se você ainda não fez o Cadastro Biométrico, fique atento: o prazo encerra no dia 6 de maio. Além de não poder votar, sem realizar o cadastro você terá o CPF suspenso, não pode emitir passaporte, se matricular em instituições de ensino e nem prestar concurso público. Então, programe-se. O Cartório Eleitoral de Gaspar já está atendendo normalmente e tem estrutura para atender 250 pessoas por dia.
Em Gaspar, 62,6% dos eleitores já realizaram o cadastro biométrico. Esse número corresponde a 29.377 dos 46.921 votantes. Em Ilhota, a porcentagem é menor: 53,2%, o que corresponde a 5.731 dos 10.782 eleitores.
A grande concentração de cadastros foi feita em 2017 e 2018. Em 2019, por não ser ano eleitoral, diminuiu a frequência da procura. “Temos uma estrutura preparada para atender muitas pessoas. A comunidade tem que aproveitar. Gostaríamos de evitar as tradicionais filas que se formam nos últimos dias”.
Assim que as cidades atingirem entre 80 e 90% dos eleitores com o cadastro biométrico pronto, entende-se que foi atingida a totalidade dos eleitores. “Muitas pessoas não moram mais em Gaspar e não transferiram o título. Então, com cerca de 85%, já temos quase a totalidade feita”.
Os eleitores do bairro Poço Grande são os mais organizados. Isso é o que mostra a estatística do Cartório Eleitoral, que aponta que 73,3% dos eleitores já está com a documentação em dia. Em seguida aparece o bairro Gaspar Grande, com 71,06% e o Santa Terezinha, com 68%.
No bairro Centro estão os moradores que deixaram para realizar o cadastro na última hora. Apenas 52,73 já compareceu ao Cartório.
Em Ilhota, os moradores dos bairros Ilhotinha, Baú Central e Baú Baixo são os que mais estão em dia, atingindo 61,51, 58,51 e 58,05% da totalidade dos eleitores. Já os moradores da Margem Esquerda são os mais atrasados. Apenas 38,95 estão com o documento pronto.
O chefe do cartório alerta que todos os eleitores são obrigados a fazer o cadastro biométrico. “Quem fez a CNH recentemente fez um cadastro biométrico. Na última eleição houve um teste para ver se os dados seriam aproveitados. Por isso, algumas pessoas que ainda não se dirigiram até o Cartório Eleitoral já tinham a digital gravada. Porém, as informações não foram validades. Então, fica o alerta”.
Até o dia 6 de maio de 2019
Em Gaspar, o Cartório Eleitoral fica na rua Jakceia de Andrade, 66 - Sete de Setembro, próximo ao antigo Fórum
Sem agendamento, você pode ir das 12h às 18h. Com agendamento prévio (feito no www.tre-sc.jus.br ou no 0800 647 3888), das 13h às 19 de segunda a sexta-feira
Título de Eleitor (se possuir), RG, quitação com o serviço militar (homens maiores de 18 anos para o 1º Título de Eleitor), comprovante de residência atual
Além de não poder votar para prefeito e vereadores da sua cidade, você vai sofrer algumas penalidades, como: terá seu CPF suspenso, não poderá participar de concurso púlbico, não poderá se matricular em instituições de ensino e não poderá emitir passaporte.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).