Bovinocultura movimenta a economia de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Bovinocultura movimenta a economia de Gaspar

31/05/2024
Bovinocultura movimenta a economia de Gaspar

Gaspar é bastante conhecida pelas plantações de arroz e pela tilapicultura. Mas, outro setor que tem movimentado a economia da cidade é a pecuária, principalmente a bovinocultura voltada para a produção de animais para corte. Somente esta atividade movimentou cerca de R$8 milhões em 2023.

Hoje, a cidade tem cerca de 100 pecuaristas especializados na produção do animal com foco na venda para corte. A estimativa é de que o rebanho bovino em Gaspar seja de aproximadamente 12 mil animais.

Cada vez mais os produtores gasparenses utilizam do cruzamento de animais para o melhoramento genético, conseguindo animais mais pesados e com uma carne mais saborosa. Um dos facilitadores desse melhoramento genético e do cruzamento das espécies é a inseminação artificial, serviço que é ofertado de forma gratuita pela Secretaria de Agricultura e Piscicultura de Gaspar. “Este é um serviço muito utilizado pelos pecuaristas de Gaspar. Hoje atendemos em plantão. O animal entrando no período fértil, realizamos a inseminação em menos um dia, seja feriado ou final de semana. Se for solicitado de manhã, a inseminação ocorre a tarde; e se for realizada a tarde, ela será realizada no próximo dia de manhã”, exemplifica o Secretário de Agricultura e Aquicultura, Djonathan Gonçalves Custodio.

Com a inseminação, o produtor consegue, além do melhoramento genético utilizando a cobertura de um bom touro reprodutor, controlar fatores como o período de nascimento dos animais, tendo mais controle sobre o rebanho e também reduzindo o custo da aquisição de touros com uma boa genética, podendo adquirir somente o semên.

Entre as raças que tem mais destaque estão Nelore, Braford, Brahman, Hereford e Red Angus.

Expo Feira

Gaspar vai realizar, de 19 a 23 de junho, a 20ª edição da Expo Feira. Além da exposição de mais de 450 animais, incluindo bovinos, caprinos, ovinos, equinos e aves, também haverá o julgamento de raças bovinas, normalmente utilizadas para o corte, como o nelore.

O evento será marcado também por palestras e demonstrações para os pecuaristas, abordando temas como estratégicas de manejo e adubação de pastagens na pecuária de corte e diagnóstico de gestação em bovinos de corte por ultrassonografia.

 

 

Edição 2155

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.