Por Fernanda Pereira
Dezessete vidas e um mesmo destino: a morte trágica em um acidente de carro, moto ou caminhão. Este é o saldo da BR-470 no trecho de Gaspar e Ilhota apenas neste ano de 2011.
A mais recente vítima, um jovem de 26 anos que tinha muitos sonhos pela frente, morreu na manhã de quarta-feira, 29, após colidir sua moto com um Monza. O acidente aconteceu bem no entroncamento da rodovia federal com a rua Hercílio Fides Zimmermann, o principal trevo de acesso a Gaspar. Para a polícia, Regis Eduardo Gomes será apenas mais um número nas estatísticas que comprovam a urgência da duplicação da BR-470.
Para os familiares, é um filho, irmão, amigo querido que partiu de forma trágica e cruel. Enquanto a BR-470 já fez muitas famílias sofrerem neste ano, a rodovia estadual que leva o mesmo nome, SC-470, já registra mais de 220 dias sem mortes no mesmo trecho de Gaspar e Ilhota. Nenhum acidente fatal acontece nesta rodovia desde 14 de novembro de 2010.
A que fatores se deve tamanha diferença? Para o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Manoel Fernandes Bittencourt, são muito fatores. ?Para fazermos uma comparação justa precisamos levar em consideração o número de veículos que passam por ambas as rodovias todos os dias, o tipo do veículo, o número de entroncamentos, trevos e redutores de velocidade, entre outros. Porém, posso afirmar que um dos grandes problemas da BR-470 em Gaspar são os adensamentos, que mesmo nos trechos onde é permitida a ultrapassagem às vezes escondem os veículos, oferecendo mais riscos?, destaca o policial.
Além disso, Manoel Fernandes aponta a iluminação pública da SC-470 como fator de maior segurança, além dos redutores de velocidade. ?Como esta rodovia possui muitos trechos urbanizados, a velocidade com que os veículos trafegam também é menor, o que faz com que os acidentes, quando ocorrem, sejam de menor gravidade?, justifica.
As estimativas da Polícia Rodoviária Federal apontam para um trânsito de cerca de 15 mil veículos por dia na BR-470 entre Gaspar e Ilhota. Deste total, a previsão é de que cerca de 20 a 30% sejam caminhões.
Estadual
Já na SC-470, dados da Polícia Rodoviária Estadual apontam para um tráfego total de cerca de 20 mil veículos por dia, sendo em média 25 a 30% de caminhões. Para o comandante da Polícia Rodoviária Estadual de Gaspar, sargento Ismael da Silva Amaral, a principal diferença entre as rodovias estadual e federal é o policiamento ostensivo. ?Nós estamos sempre fazendo blitz e fiscalizando os trechos das rodovias sob nossa responsabilidade. Sempre há a presença do policial, fator que inibe a velocidade, fato que gera menos acidentes graves?, aponta.
Além disso, para o sargento da polícia rodoviária estadual a iluminação também contribui, porém, o fato de ser uma rodovia mais urbanizada é uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que faz com que os carros trafeguem em menor velocidade, também torna-se um trecho perigoso para a ocorrência de acidentes, pois há muitos pedestres e ciclistas fazendo travessia.
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edição 1305
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