Cadastramento biométrico ainda não foi concluído em Gaspar e Ilhota - Jornal Cruzeiro do Vale

Cadastramento biométrico ainda não foi concluído em Gaspar e Ilhota

18/09/2020

Gaspar e Ilhota estão entre as 107 cidades do estado onde ainda ocorre o cadastramento biométrico ordinário do eleitorado, no qual o eleitor ainda não é obrigado a comparecer ao Cartório Eleitoral. Enquanto em Gaspar 67,24% dos 47.438 eleitores aptos a votar já fizeram o cadastro, no município vizinho 58,18% dos 10.926 eleitores já finalizaram o processo. No entanto, a Justiça Eleitoral pretende biometrizar todo o eleitorado até 2022, por isso, o comparecimento voluntário é recomendado, assim o eleitor não precisará retornar quando o procedimento se tornar obrigatório.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, fortalecendo a transparência do processo eleitoral. O sistema adotado no Brasil recolhe as impressões digitais, fotografia e assinatura digital e garante que o eleitor seja único no cadastro eleitoral. Atualmente, dos 5.123.272 eleitores de Santa Catarina, 3.762.461 possuem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, o que corresponde a 73,44% do eleitorado.

Regularização

O eleitor que está em dúvida sobre a sua situação eleitoral pode acessar o serviço online do TSE e verificar se seu título está regularizado para poder votar nas Eleições 2020. Caso haja alguma pendência, o eleitor deve agendar seu atendimento para regularizar seu cadastro.

A Justiça Eleitoral lembra que o título de eleitor é um documento legalmente obrigatório para a emissão do passaporte. Aqueles que necessitem regularizar a sua situação eleitoral para emitir o documento e viajar nas próximas férias também devem agendar o atendimento no site do TRE-SC e comparecer ao Cartório Eleitoral.

No site da Justiça Eleitoral catarinense, na aba “Eleitor e Eleições”, é possível verificar o título e a situação eleitoral, emitir certidões e agendar atendimento, além de outros serviços gratuitos online.

 

Edição 1969

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.