Cães e gatos do bairro Coloninha são vítimas de envenenamento - Jornal Cruzeiro do Vale

Cães e gatos do bairro Coloninha são vítimas de envenenamento

29/03/2012

animalenvenenadoMD.jpgOs moradores da rua Alicio Hugo Hostins, no bairro Coloninha, estão chocados com os crimes que vêm ocorrendo na localidade. Há várias semanas, gatos e cães estão sendo envenenados e muitos morreram, sem ter como se defender.

O caso mais recente aconteceu na noite de terça-feira, 27, quando um cachorro foi envenenado. A comunidade calcula que apenas neste mês de março cerca de dez animais já tenham sido envenenados e mortos. Gislaine Braz, que já teve um gato envenenado, afirma que existem muitos cachorros sem donos no bairro e imagina que alguém dá veneno para eles à noite. ?Na manhã de terça-feira socorremos um cachorro. Pensamos que ele ia morrer, pois ele estava vomitando, babando e ficava girando. Graças a Deus, uma vizinha socorreu e cuidou dele e agora o animalzinho já está bem?, diz.

A responsável por cuidar do cachorro foi Sueli Santana. ?Não consegui ver o cachorro naquele estado e não fazer nada. Cuidei dele a manhã inteira e agora vou ficar com ele?, fala. Para Sueli, a pessoa que está envenenando os animais não têm coração.

Salvelina Reinert é apaixonada pelos cachorros e já chegou a abrigar até oito em sua casa. ?Muita gente solta estes pobres animais na nossa rua. Eu não consigo vê-los jogados ou sofrendo, por isso pego para mim?, fala. Salvelina também já perdeu um cachorro, morto por envenenamento. ?Muitos cachorros morrem aqui e não só por causa dos venenos. Eles também matam a facadas ou chegam até a queimar e jogar no rio. É um caso muito sério e muito triste?, lamenta.

Perigo
Os problemas que o veneno despejado aos animais podem causar vão ainda mais longe. ?Imagina se uma criança vem brincar com um animal que já tomou veneno, ou se o veneno está na rua e a criança tem algum contato com ele? É uma situação bastante complicada e que tem que acabar?, diz o morador Elói Teodoriz.

Para Gislaine, a única solução seria a criação de um abrigo para esses animais que são abandonados. ?E para não lotar esses abrigos, poderia ter um evento, pelo menos uma vez por mês, onde esses bichinhos seriam doados para pessoas que realmente tivessem dispostas a cuidar e tratar bem todos?, conta.

Crime
Maltratar animais é considerado crime previsto no Artigo 32 da Lei Federal dos Crimes Ambientais 9.605/98, e prevê pena de reclusão de três meses a um ano.

Edição 1375

Comentários

josi
16/04/2012 23:28
essa semana apareceu dois animais morto na frente da minha casa eu tenho 2 cachorrinha que peguei na rua ,pra cuidar ... mas eu não tenho o patio fechado mas fis um patio pra elas mas de ves enquando solto um pouco elas pra brincar na grama ,,domingo a maiorsinha foi envenenada quase morreu ainda q a jente logo viu deu tempo de medicar ....e o veneno esta sendo posto perto da minha casa pois elas nao vao longe....isso é um absurdo pois os bichinhos não tem culpa pegam e naõ cuidam não vacinam pra não procriar ou simplesmente abandonam,,,e uma falta de respeito com os outros,,as minha são duas vira lata mas trato bem do banho,e do carrinho.....isso ta acontecendo no sertão verde ,as pessoas naõ tem responsabilidade e quem paga é os bichinhos,,não existe cachorro de rua mas sim abandonado,,pra eliminar esses matam ate os q tem dono a minha filha ficou muito triste quando viu a cachorrinha dela quase morta.....
Aldair Marcos
04/04/2012 23:19
Só não consigo entender como Gaspar, uma cidade bem populosa, não possui ainda um abrigo e carrocinha para recolher animais abandonados.
Já está insustentável a situação. Em todo canto se vê cães soltos, onde seus donos, com menos inteligência que eles, não possuem o discernimento de mantê-los presos. Fui vítima de acidente pela irresponsabilidade de uma senhora idosa. Atropelei seu cão, perdi o equilíbrio e caí da moto. Sem contar as mordidas que já levei.
Por isso, acontece esses crimes. Nem todos tem sangue de barata e suportam ver animais virando seu lixo, fazendo as necessidades em seu gramado e avançando em seus filhos. Sou contra o envenenamento de animais, pois são irracionais. Mas sou a favor de um castigo dez vezes maior a todos que se dizem humanos, mas abandonam e deixam soltos seus cães.
gislaine
30/03/2012 10:59
obrigado. cruzeiro do vale pela otima reportagem.espero que as pessoas amem os animais como eles nos amam .sem pedir nada em troca .eles nos amam e cuidam de nos e nunca nos traem.coisa q os seres humanos não fazem um para os outros...............
VALDIVINO
29/03/2012 21:25
O QUE ME DEIXA CHOCADO É SABER QUE MESMO (O BABACA)SENDO DENUNCIADO NADA ACONTECE COM ESSE COVARDE!ATÉ HOJE NÃO CONHEÇO NINGUÉM QUE FOI PUNIDO POR ESSE TIPO DE CRIME.INFELIZMENTE EM NOSSA CIDADE NÃO EXISTE UMA ENTIDADE PÚBLICA PARA CUIDAR DESSES ANIMAIS.TAMBÉM CONTRIBUI PARA ISSO O DESLEIXO DE ALGUNS PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS.ACHO QUE DEVERIA EXISTIR UMA LEI PARA PUNIR AS PESSOAS QUE ABANDONAM SEUS ANIMAIS PELAS RUAS DA CIDADE.TER É CUIDAR, E QUEM TEM AMOR PRÓPRIO CUIDA!LEMBREM-SE,OS ANIMAIS TAMBÉM FORAM CRIADOS POR DEUS!
Pedro J. Nicoletti
29/03/2012 19:08
Estas pessoas tem que ser tiradas do meio da sociedade, pois lugar de bandido é na cadeia e principalmente com trabalhos forçados.

E quem é dono de um animal e tem a capacidade de abandonar o animal a propria sorte é tão culpado quanto quem da o veneno.

E quem é dono de um animal e não o mantem em sua propriedade, em local seguro, com alimentação adequada, para que não perturbe quem não gosta também é culpado.

A regra é bem simples, o animal de estimação deve de ser bem tratado e em local apropriado, respeitando quem não gosta.
cecilia werner
29/03/2012 15:48
as pessoas que usam sufocar os animais a essa agonia vão colher os frutos das conseguencia quando passarem pela mesma agonia vão lembrar ...........
Rosalena Wanzuitt da Costa
29/03/2012 14:27
Que ser humano é esse que tem a capacidade de fazer este tipo de coisa.
Tenho meu cachoro a 10 anos e faz parte de nosa familia.Fico muitas vezes preocupada quando chego em casa, pois tenho medo que aconteça o mesmo com ele.Muitas vezes procuro deixa-lo dentro de casa, para que nada aconteça . Acho que as pessoas deveriam parar de fazer esse tipo de crime, pois não é maldade é crime .Art 32-Lei Federal.
Povo deste Bairro, fiquem de olho pois isso vai continuar. Parabens as duas mulheres que socorreram o cachorro e trataram com muito carinho o mesmo. Deixo aqui uma pergunta? Porque a pessoa se assim posso chamar não toma o veneno, para ver o sofrimento que o pobre animal passou.
Cris...
29/03/2012 10:06
Com certeza essa criatura que mata animais nem conhece e nem ouviu falar de Deus....

Mas fico com pena do fim dele!!!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.