Um acervo atualizado, com os mais diversos títulos disponíveis aos usuários. Esta é a realidade da Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostin, que comemora neste domingo, dia 18, seus 37 anos de fundação.
Uma programação diversificada foi preparada para comemorar a especial data.
As atividades tiveram início na tarde de ontem, quinta-feira, dia 15, com um curso intitulado de ?Biblioteca escolar, Leitura e Livros?, que contou com a presença de agentes de biblioteca, bibliotecárias, integrantes do grupo ?Amigos da Leitura? e representantes da Secretaria Municipal de Educação, que organizou o curso junto com a biblioteca central.
Durante toda a segunda-feira, no horário das 10h às 17h, aqueles que passarem pela biblioteca vão poder desfrutar de um café com bolo. ?Convidamos a todos para irem até a biblioteca. É um dia muito importante para nós?, diz a administradora da biblioteca, Lúcia Kistner. Ainda no mesmo dia, a Secretaria Municipal de Educação fará a entrega de mais de cinco mil novos livros. Destes, 3.800 serão destinados aos alunos das escolas e CDIs da rede municipal de ensino. O resto ficará disponível na biblioteca para a comunidade usufruir. A assinatura de um contrato que garante a implantação de um novo softwere para a biblioteca também faz parte da programação de segunda-feira.
Ainda segundo Lúcia, uma nova bolsa ecológica está sendo produzida para que os usuários possam carregar os livros. ?Essas bolsas não produzem tanto lixo, é muito útil. Todos aqueles que vem até a biblioteca saem carregando uma?.
Biblioteca
Cerca de 25 mil títulos compõem o acervo da Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostin. De acordo com Lúcia Kistner, administradora, o acervo conta com variados livros, gibis e jornais. ?Somos mediadores da leitura. Procuramos oferecer os mais variados e atualizados títulos aos nossos usuários?. Para abranger a todas as pessoas, a biblioteca conta ainda com um número significativo de livros escritos em braile. ?O que nos está faltando são livros com letras maiores, para aqueles que têm baixa visão. Mas ainda queremos adquirir?, afirma. Além do material para leitura, os usuários podem usufruir de três computadores com acesso gratuito à internet.
Desde a sua fundação, a biblioteca possui mais de seis mil usuários cadastrados. Para fazer parte do grupo de pessoas que tem acesso aos livros da biblioteca, é necessário fazer um cadastro. Para isso, é preciso apresentar os devidos documentos e pagar um certo valor, que, ao final do mês, é usado para a compra de livros. ?Usamos o dinheiro das renovações e de novos cadastros para manter nosso acervo de séries em dia. Sempre que novos livros são lançados, as pessoas vem procurá-los, por isso precisamos estar sempre em dia?. Os usuários com idade de até 20 anos são os que mais procuram os serviços oferecidos pela biblioteca. ?Mas ainda temos usuários de idade, que vem de bairros mais distantes, e passam a tarde nos sofás da biblioteca, lendo os mais variados livros?.
Edição 1370
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).