Após o período de recessão em função das férias de fim de ano, a Câmara de Vereadores de Gaspar retoma seus trabalhos e realiza na noite de hoje, terça-feira, sua primeira Sessão Ordinária do ano de 2010. O encontro acontece a partir das 18h, no plenário da Câmara.
O vereador, líder da bancada do PMDB e presidente da Mesa Diretora, Kleber Wan-Dall, destaca que há muito serviço pela frente e que algumas mudanças deverão ser anunciadas em breve. As principais alterações, de acordo com o vereador, serão no campo da comunicação e interação com a comunidade.
Kleber destaca que cada vereador terá um e-mail específico para agilizar a comunicação interna e o contato com os moradores. Além disso, o site da Câmara deverá sofrer alterações, tornando-se mais dinâmico. "Os convites que fazemos para as organizações sociais também serão feitos apenas através da internet a partir desse ano. Nossa intenção é ganhar tempo e economizar, otimizando os trabalhos e trazendo um impacto positivo", explica.
O vereador ressalta que a participação da comunidade nas sessões da Câmara é muito importante, pois uma das principais atribuições do vereador é defender os interesses do povo. "Sabemos que os horários da reunião não são os ideais, mas é uma questão estatutária que precisa ser seguida".
Uma das formas de participar das sessões é fazer uso da Tribuna Livre, um espaço destinado à participação dos munícipes, organizados em movimentos ou entidades constituídas, para apresentar temas de interesse geral ou coletivo que devam ser levados ao conhecimento dos vereadores.
Para fomentar a participação da comunidade na primeira Sessão Ordinária da e também nas demais sessões, o cronograma de encontros está sendo divulgado no site institucional da Câmara.
Mesa diretora
A nova Mesa Diretora da Câmara de Gaspar se reuniu pela primeira vez neste ano ainda em janeiro para a realização da primeira sessão extraordinária desta legislatura. A nova Mesa Diretora é composta pelos vereadores Kleber Wan-Dall, como presidente; Claudionor da Cruz Souza, como vice-presidente; Luis Carlos Spengler Filho, como primeiro secretário; e Jorge Luiz Wiltuschnig, como segundo secretário.
Primeira sessão terá assuntos polêmicos
Até o fechamento dessa matéria, seis projetos já haviam sido protocolados para ingressar na Câmara. O primeiro deles, 01/2010, cria cargos de provimento em comissão junto ao quadro de pessoal da administração direta, autárquica e funcional do município. Caso aprovado, serão 17 novos cargos com profissionais que atuarão no Gabinete do Prefeito, Procuradoria-Geral, Secretaria de Administração e Finanças, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura, SAMAE, Fundação Municipal de Esportes. Além disso, em razão da catástrofe ocorrida em novembro de 2008, profissionais deverão atuar junto a Subsecretaria de Obras do bairro Belchior, vinculados ao Gabinete do Prefeito.
De acordo com o texto do PL, os cargos devem ser criados devido a necessidade de uma assessoria direta para as secretarias, autarquia e fundação mencionadas, dando mais agilidade e eficiência às suas atividades já que "tratam-se de cargos que vão auxiliar na resolução de problemas de interesse social e comum ao município".
O presidente da Câmara, Kleber Wan-Dall, explica que o PL está em regime de urgência e deve ser votado dentro de 45 dias. "Após a entrada na casa o texto vai seguir os trâmites normais e deve ser votado dentro do prazo".
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).