Câmara de Vereadores aprova audiência pública sobre violência contra a mulher - Jornal Cruzeiro do Vale

Câmara de Vereadores aprova audiência pública sobre violência contra a mulher

17/04/2019

Esta semana, os vereadores aprovaram a realização de audiência pública sobre o tema ‘Violência contra a mulher e formação da Rede de Atendimento à Mulher’. O evento vai ocorrer no dia 16 de maio, às 19h, no plenário da Câmara, e vão participar do debate representantes da segurança pública, poder público e de movimentos sociais.

O requerimento 75/2019 foi apresentado pelas vereadoras Franciele Back e Mariluci Deschamps Rosa e, para elas, o debate é essencial. “Especialmente nesse momento em que são noticiados cada vez mais casos de violência contra a mulher, queremos discutir este importante tema com as mulheres, autoridades, conselhos e todos os segmentos que lutam pelo fim da violência”, afirmam.

Números da violência em Gaspar

De acordo com a Polícia Militar de Gaspar, foram registradas, no ano passado, 169 ocorrências de violência doméstica. Em média, 14 mulheres são agredidas por mês. O total de casos já chega a nove nos dois primeiros meses de 2019. No Vale do Itajaí, em 2018, foram computadas mais de seis mil agressões a mulher, conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O comandante da PM de Gaspar, major Pedro Carlos Machado Júnior, informa que não existe espaço físico exclusivo para atendimento à mulher, pois cabe aos militares o policiamento ostensivo. Sendo assim, as vítimas são atendidas no momento e local do fato.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) acompanha atualmente 19 famílias em situação de violência doméstica. Segundo a coordenadora do CREAS, Thaise de Quadros, esse acompanhamento é feito pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) que conta com assistente social, pedagoga e psicóloga.

 

Edição: 1897

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.