A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente na quarta-feira, dia 14 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade de 2018. O tema escolhido para este ano foi: “Fraternidade e superação da violência”.
Criada no ano de 1962, a Campanha da Fraternidade é apresentada todos os anos na quarta-feira de cinzas. Como de costume, o tema escolhido é de cunho social e será trabalhado nos espaços religiosos e comunitários. Este ano, a superação da violência será abordada nas missas, catequeses e escolas.
Segundo o Arcebispo da Arquidiocese de Florinópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, a escolha do tema da Campanha da Fraternidade está relacionada com os avanços da criminalidade no estado, no Brasil e também no mundo. No ano passado, 985 pessoas foram vítimas de homicídio em Santa Catarina. “É preciso reverter essa cultura de enxergar com normalidade a violência. Para isso, se deve querer bem e ajudar o próximo.
Ninguém nasce violento. O que acontece é que esse comportamento pode ser aprendido na família e replicado ao longo da vida em outras relações sociais. E é aí que a Igreja Católica deve atuar”, disse o religioso.
No texto base da Campanha da Fraternidade de 2018, sugere-se que a superação da violência seja feita de diversos modos, como na relação com o outro; no cuidado, jeito de agir, perdoando, amando, vivendo e ouvindo; na cultura da paz; na família, que é o primeiro lugar onde o ser humano aprende a se relacionar; e na conversão pessoal e social, nas mudanças de atitudes e comportamentos, na oração e na espiritualidade.
Para o pároco da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, de Gaspar, o período da Campanha da Fraternidade é um momento muito especial. “Durante o Tempo da Quaresma, aprofundaremos nas nossas celebrações e reuniões nas pastorais e movimentos o tema da violência. Procuraremos, assim como diz o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2018, construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”.
Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.
Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.
Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.
Amém!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).