Campanha orienta frentistas para tomarem cuidados ao abastecer - Jornal Cruzeiro do Vale

Campanha orienta frentistas para tomarem cuidados ao abastecer

25/07/2012

mg4847MD.jpg?Complete o tanque só até o automático?. Este foi o slogan da campanha promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina para orientar os frentistas dos Postos de Gasolina a tomarem os cuidados necessários com a saúde durante a manipulação da gasolina ao abastecer os veículos.

A campanha atingiu diversas cidades catarinenses durante toda a semana passada e teve como objetivo orientar os frentistas de que quando o abastecimento ultrapassa o nível detectado por um dispositivo automático instalado no bico da mangueira e o trabalhador aciona o modo manual, colocando mais combustível que o recomendado, ele entra em contato com vapores da gasolina como o benzeno, que é cancerígeno.

Além dos riscos à saúde dos frentistas, essa maneira de abastecer pode provocar danos ao meio ambiente e à manutenção do veículo.

A campanha não chegou até Gaspar, porém muitos frentistas já tomam os cuidados necessários contra este risco. Solano Bruno, 67 anos, trabalha em postos de gasolina há mais de 40 anos e diz que hoje em dia a mangueira de abastecimento no modo manual não é muito utilizada. ?A maioria dos frentistas já sabe que isso faz mal, e por este motivo evita bastante o modo manual, mas é claro que às vezes é necessário que se use, já que o consumidor quer abastecer mais que o recomendado?, fala.

Ainda segundo Solano, há muitos anos não se usava o modo automático, mas mesmo assim os vapores dos combustíveis nunca lhe fizeram mal. ?Naquela época, eu cheguei a me acostumar com isso, mas hoje sei que devemos evitar ao máximo?, afirma.

De acordo com Renato Zimmermann, 62 anos, gerente de um posto de gasolina do município, a preocupação dos proprietários com os seus funcionários, em relação à maneira de se abastecer um veículo, é muito grande. ?A maioria utiliza apenas o modo automático, apenas em casos menos comuns é que abastecem no manual, como por exemplo, quando o cliente pede um valor muito baixo?, explica. Renato fala também que é de extrema importância deixar bem claro a todos os frentistas que saúde precisa ser prioridade.

A campanha

A campanha ?Complete o tanque só até o automático? foi lançada pela Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde e foi realizada nas cidades de Blumenau, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages com o apoio dos Centros de Referência Regionais de Saúde do Trabalhador de cada uma dessas cidades. Durante os seis dias de campanha, alguns frentistas utilizaram jalecos identificados com a logomarca da campanha e também entregaram material explicativo sobre o assunto.

O principal objetivo da campanha era informar aos frentistas que ao abastecer até o fim, o profissional precisa burlar o sistema automático do bico da mangueira, tendo que completar manualmente a operação, o que exige que ele fique muito próximo à saída do tanque onde há concentrações elevadas de vapores.

Edição 1408

Comentários

Carlos
08/11/2016 18:56
Muito bom! Uma ótima iniciativa para eles!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.