Cartório vai às escolas incentivar o voto entre os estudantes - Jornal Cruzeiro do Vale

Cartório vai às escolas incentivar o voto entre os estudantes

09/04/2012

carotrionasescolasMD.jpg

As eleições municipais acontecem neste ano e os adolescentes com 16, 17 e 18 anos que ainda não têm título de eleitor terão a oportunidade de fazer o documento. Estudantes de escolas que possuem o Ensino Médio, em Gaspar e Ilhota, poderão fazer o título de eleitor dentro dos próprios estabelecimentos de ensino.

É o Projeto Atendimento Volante, que tem como objetivo estimular o adolescente a exercer o seu direito de voto. O Projeto é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral, implantado pela juíza da 1ª Vara de Gaspar, Ana Paula Amaro da Silveira.

Desde a manhã desta segunda-feira, 9, os alunos estão recebendo orientações nas escolas sobre quem pode votar nessas eleições, como funciona, a importância do voto, entre outras dúvidas. A partir da semana que vem, os títulos de eleitor já começarão a ser confeccionados e ficarão prontos na hora, com exceção da Escola de Educação Básica Professor Honório Miranda e a Escola de Educação Básica Marcos Konder, em Ilhota, que demorarão um pouco mais.

Para a confecção do título, é necessário que o aluno leve RG, CPF e um comprovante de residência. De acordo com o chefe de Cartório Eleitoral, João Paulo de Sousa Panini, o Projeto atenderá 93 turmas e aproximadamente 1.100 adolescentes. João Paulo diz que 50% das pessoas que foram até o Cartório Eleitoral fazer o título eleitor nas últimas semanas eram adolescentes e por isso é importante a implantação do Projeto Atendimento Volante.

O Projeto está sendo aplicado pela primeira vez no município, e a juíza Ana Paula diz que é de extrema importância. ?É necessário mostrar ao adolescente a importância de exercer o seu direito de voto, e que ele escolha o seu candidato de maneira consciente?, diz a juíza.

O prazo para retirada do título de eleitor vai até 9 de maio, e nos dias 30 de abril à 4 de maio, e 7 a 9 de maio, o Cartório Eleitoral de Gaspar estará atendendo a comunidade das 9h às 19h.

Edição 1378

Comentários

Sandro
10/04/2012 12:15
A vontade deles é essa!! No mínimo induzir os adolescentes a votar e continuar escolhendo corruptos!! Já que os adúltos já se cansarâo de engolir tantas mentiras...!! Esse ano vamos nos preparar para a grande dor de cabeças...! Pois na TV, rádios, mentiras vâo rolar feito águas!! e o grande problema está nos legislátivos, vereadores!! O aumento de cadeiras e se for contar ainda os deputados, (as), senadores,(as), a grande maioria!!!
E os adolescentes que abrem bêm os ólhos!! Conselhos de adúltos!!!
Leite derramado, nós já cansamos de chorar...!!! Ou vamos nos arriscar ainda?? Deputados e senadores, eu me refiro nas outras eleiçôes!!!!!!!!!
Mario
09/04/2012 21:36
Induzir um menor a fazer alguma coisa não é crime??? Porque votar pode e, ser preso por erro não pode??? COM CERTEZA ESTÃO INSTRUINDO MENORES A CONIVER COM OS BANDIDOS. Porque não ensinam a anular o voto, como uma forma de protesto calado????
Elke Cristine Schramm Moser
09/04/2012 19:43
Excelente iniciativa da competente Juíza Dra. Ana Paula Amaro da Silveira.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.