As eleições municipais acontecem neste ano e os adolescentes com 16, 17 e 18 anos que ainda não têm título de eleitor terão a oportunidade de fazer o documento. Estudantes de escolas que possuem o Ensino Médio, em Gaspar e Ilhota, poderão fazer o título de eleitor dentro dos próprios estabelecimentos de ensino.
É o Projeto Atendimento Volante, que tem como objetivo estimular o adolescente a exercer o seu direito de voto. O Projeto é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral, implantado pela juíza da 1ª Vara de Gaspar, Ana Paula Amaro da Silveira.
Desde a manhã desta segunda-feira, 9, os alunos estão recebendo orientações nas escolas sobre quem pode votar nessas eleições, como funciona, a importância do voto, entre outras dúvidas. A partir da semana que vem, os títulos de eleitor já começarão a ser confeccionados e ficarão prontos na hora, com exceção da Escola de Educação Básica Professor Honório Miranda e a Escola de Educação Básica Marcos Konder, em Ilhota, que demorarão um pouco mais.
Para a confecção do título, é necessário que o aluno leve RG, CPF e um comprovante de residência. De acordo com o chefe de Cartório Eleitoral, João Paulo de Sousa Panini, o Projeto atenderá 93 turmas e aproximadamente 1.100 adolescentes. João Paulo diz que 50% das pessoas que foram até o Cartório Eleitoral fazer o título eleitor nas últimas semanas eram adolescentes e por isso é importante a implantação do Projeto Atendimento Volante.
O Projeto está sendo aplicado pela primeira vez no município, e a juíza Ana Paula diz que é de extrema importância. ?É necessário mostrar ao adolescente a importância de exercer o seu direito de voto, e que ele escolha o seu candidato de maneira consciente?, diz a juíza.
O prazo para retirada do título de eleitor vai até 9 de maio, e nos dias 30 de abril à 4 de maio, e 7 a 9 de maio, o Cartório Eleitoral de Gaspar estará atendendo a comunidade das 9h às 19h.
Edição 1378
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).