Conviver com pessoas que servem de exemplo, experimentar o cotidiano das relações familiares e compartilhar momentos de afetividade são experiências essenciais à vida dos adolescentes. Para levar essas experiências saudáveis aos adolescentes abrigados de Gaspar, o Programa de Apadrinhamento Afetivo está sendo implantando na cidade.
Os privilegiados serão os adolescentes do Lar das Meninas e Meninos - CEGAPAM, de 12 à 18 anos, que não possuem vínculo familiar e cujo retorno para a família de origem é remoto. A coordenadora dos abrigos, Giana C. Wagner, explica que o maior objetivo do programa é que os padrinhos participem da vida cotidiana desses adolescentes. ?Queremos que os padrinhos passem um tempo com eles, nos feriados, fins de semana e férias, para que esses jovens recebam o afeto necessário e que, em muitos casos, nunca tiveram?, conta.
As inscrições para se tornar padrinho começam no dia 2 de abril e vão até o dia 30. Os futuros padrinhos precisam ter idade mínima de 28 anos, residir preferencialmente em Gaspar ou Ilhota, e não podem fazer parte do cadastro de adoção, além de ter disponibilidade e tempo para participar de encontros. Após as inscrições, os candidatos passarão por uma avaliação previa da equipe técnica do projeto.
O Programa já existe em outros municípios e está sendo implantando em Gaspar após ser aprovado pelo Conselho Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público. ?É importante ressaltar que o projeto não está atrelado às questões financeiras. Os adolescentes não estão sendo apadrinhados para receberem presentes, passeios e coisas do tipo, mas sim para que tenham uma experiência familiar diferenciada e possam vivenciar o sentimento de pertencimento, já que no antigo contexto de vida deles isso era, muitas vezes, inexistente?, explica Giana. Ainda segundo a coordenadora, o principal objetivo do programa é criar condições de vivência familiar e comunitária, para que esses adolescentes tenham uma perspectiva de futuro.
Serviço:
Para fazer parte deste projeto e apadrinhar um adolescente, ligue para os seguintes números: 3332-1687 com Gisele, 3397-0023 com Dulce, 3331-6132 com Lília, ou ainda pelo e-mail
casalarmeninos.gs@terra.com.br.
Edição 1374
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).