Água, malte, lúpulo e fermento. Esses são os ingredientes básicos para fabricar a cerveja. Com as altas temperaturas, a maioria dos adultos adora um chope geladinho para matar a sede. Mas, você sabe dizer qual estilo é o mais consumido no verão? Acertou quem respondeu ‘Pilsen’.
Segundo a gestora da cervejaria gasparense Das Bier, Larissa Schmitt Bernardes, na temporada de verão a empresa chega a fabricar de 20 a 30 mil litros de chope Pilsen. “É uma cerveja mais leve e mais refrescante para o clima tropical que temos no Brasil e é o estilo mais consumido em todo o país. Já em locais mais frios, são consumidas mais cervejas encorpadas, como os estilos ‘Pale Ale’ e ‘IPA’, por exemplo”.
Todo o processo de produção de uma artesanal leva em média de 15 dias e é dividido em quatro fases. Inicia-se com a moagem do malte; depois a brassagem, onde os açúcares são transformados criando o mosto, que é o substrato dos açúcares transformados da cevada; em seguida o líquido segue para a fervura, colocando as especiarias e lúpulos; e, por fim, é hora de adicionar o fermento, onde fica em um reservatório em torno de duas semanas. “Depois disso, o chope vai para os tanques para fazer a filtração. Todo processo da fabricação é experimentado pelo nosso cervejeiro antes de chegar ao consumidor”.
Conforme explica o gerente de produção da cervejaria, Leandro Schmitt, o ideal é consumir uma cerveja estilo Pilsen entre três e cinco graus. “É importante dizer que cada estilo de cerveja tem um malte e um fermento diferente. É isso que as diferencia. Além disso, a temperatura também vai divergir no paladar. Tem algumas cervejas que você pode consumir em torno de uns 12º e continuar sentindo todas as especiarias, aromas e sabores”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).