Palestras, bate-papos, mesa redonda, exposições e minicursos. A semana está sendo movimentada no Colégio Uni, que promove a 4ª edição do Uni Ciências desde segunda-feira, 9 de julho. A instituição de ensino segue com a programação especial até esta sexta, dia 13, mesclando aprendizados e diversão.
Uma das atividades mais esperadas pelos estudantes foi o minicurso sobre répteis, soros e vacinas, ministrada na pelo professor de biologia Junior Ricardo Budke. “O fato de trazer animais de verdade para a sala de aula prende a atenção dos alunos. Eles ficam curiosos e essa é uma grande oportunidade de ensiná-los. O Uni sempre se preocupou em tornar o processo de aprendizagem em algo divertido”.
Outra ação que rendeu boas experiências foi a ‘Floresta Sensorial’, desenvolvida pelos alunos do 7º ano. “Nessa atividade, foram trabalhadas as sensações. Os jovens dessa turma trouxeram coisas semelhantes das que são encontradas na mata. Então, os demais estudantes são vendados e levados até um espaço que permite tocar, sentir o cheiro e até ouvir sons específicos”, descreve a coordenadora pedagógica Daniela Moser.
Para a diretora Sandra Maria de Aguiar, investir em métodos diferentes de ensino traz resultados positivos na formação de cada aluno. “Este ano, fomos além das disciplinas de física, química e biologia. Trouxemos atividades que envolvem outras matérias e também cultura. Sem sombra de dúvidas, a garotada tira o melhor de toda essa experiência. É um período que todos aprendem, inclusive nós professores”.
Durante a semana, os estudantes puderam conversar com a influencer digital Lara Beatriz, especialistas em resumos para estudos. Ela, que possui mais de 45 mil seguidores nas redes sociais, já participou do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, da Rede Globo, é blumenause e deu várias dicas ao público.
Representantes do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) esteve na unidade de ensino para falar a respeito da importância da doação de sangue, através da palestra ‘Aprenda hoje, salve vidas amanhã’. Além disso, os professores abriram discussões sobre alguns temas polêmicos como aborto, privacidade e jogos eletrônicos. O objetivo foi estimular os estudantes a refletirem e desenvolverem suas opiniões.
Para fechar com chave de ouro a programação do Uni Ciências, a coordenação do colégio vai oferecer uma manhã diferente nesta sexta-feira, 13. Haverá uma confraternização todas as classes, food truck, atividades e exposições de trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre de aula. Além disso, será oferecida a oficina ‘KOMBInacomFOTO’, do fotógrafo Felipe Colvara. Ele pretende ampliar a visão dos participantes e despertar a consciência cultural e ambiental por meio das fotos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).