Comunidade enfrenta risco ao caminhar pela Jacob Junkes - Jornal Cruzeiro do Vale

Comunidade enfrenta risco ao caminhar pela Jacob Junkes

17/02/2012

Durante todo o dia, várias crianças circulam pela Rua Jacob Junkes, no bairro Santa Terezinha, onde está localizada a Escola de Educação Básica Zenaide Schmitt Costa, porém as calçadas são muito estreitas e os estudantes acabam andando pelo meio da rua. Além disso, o ponto de ônibus em frente à rua da escola estava quebrado e interditado no início desta semana e só foi recuperado após reclamação da comunidade.

Sandra Reich Fernandes tem dois filhos que vão de ônibus para a aula todos os dias. Segundo a mãe, a falta de segurança no ponto de parada é algo muito perigoso. ?Acho uma vergonha o estado desse ponto de ônibus. AAlém disso, elas vão até a escola pelo meio da pista, o que eu jamais deixaria, mas não tem outro jeito, as calçadas são estreitas demais? lamenta.

 De acordo com o Diretor de Transporte Coletivo de Gaspar, Dirceu dos Passos, o ponto de ônibus foi interditado na manhã da última segunda-feira, 13, pois um morador do bairro ligou avisando que uma parte da estrutura havia caído. ?Assim que fiquei sabendo, mandei interditar o local, mas ele já foi arrumado nesta  semana? afirma o Diretor.

Calçadas

Para o morador Avelino Zimmermann, as crianças que vão para a escola sofrem com a falta de calçadas. ?Em dia de chuva as crianças correm pelo meio da rua, já que os carros passam rápido. Às vezes eles freiam bem em cima, pois a rua é estreita e já tem muitos carros estacionados?, relata Avelino, que tem um estabelecimento comercial em frente à escola.

O presidente da Associação de moradores do bairro Santa Terezinha, Euclides Rampelotti, conta que está conversando com os moradores da Rua Jacob Junkes sobre as calçadas estreitas, porém nenhum morador se manifestou a favor da reforma. ?A rua é bem antiga, e algumas calçadas têm menos de um metro, então fica quase intransitável para as crianças. É uma situação triste, pois ninguém quer gastar dinheiro com isso?, explica o líder comunitário.

Incentivo

O vereador Luis Carlos Spengler Filho apresentou na sessão da Cãmara desta terça-feira, 14, uma Indicação para que o Executivo Municipal desenvolva um projeto de desconto no IPTU, para incentivar todos os proprietários de imóveis a procederem a reforma, ou mesmo a construção de suas calçadas, a fim de se adequarem aos padrões urbanísticos e de acessibilidade hoje indicados pelo Poder Executivo. O vereador diz que com a efetivação desta medida, haverá mais segurança aos pedestres que transitam pelas calçadas diariamente, bem como, maior valorização dos imóveis dos proprietários que aderirem a este projeto.

Edição 1362

Comentários

Ricardo
18/02/2012 19:25
Conversando com os moradores sobre as calçadas estreitas? Mas que brilhante, por que não volta pro Gasparinho seu Rampeloti!
O que adianta agora, deixaram e ainda deixam fazer as construções coladas na rua! Por acaso alguém vai agora derrubar os muros e ceder um pedaço do terreno pra fazer a calçada? Até parece!
Tem é que proibir estacionar nessa rua, não tem outra saída. Tem vezes que deixam até caminhão estacionado na frente da Zenaide. Mesmo que os carros passem devagar, falta espaço, é perigoso pras crianças!
Obs: a própria foto mostra um muro à direita, naquela casa da esquina. A construção é mais ou menos recente, então como a prefeitura permitiu???? Esse muro tapa toda a visão dos motoristas que precisam ir na direção Escola-Centro.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.