Problemas que geram outros problemas. Essa é a realidade dos moradores da rua Piracicaba, no bairro Gasparinho. A rua é de barro, muito estreita e está com vários buracos, que dificultam o acesso dos carros. Além disso, as casas são invadidas pela poeira cada vez que os carros passam na via.
A moradora Janaína Luísa Rosa já vive nessas condições há dois anos. ?O caminhão pipa não vem até o fim da rua, então a gente que mora mais em cima do morro tem que viver na poeira. Já ligamos para a Prefeitura para saber o motivo de ele não subir, e eles só disseram que não está no planejamento?. A casa de Janaína está quase sempre com as portas e janelas fechadas, mas nem assim a poeira dá sossego. ?A casa vive suja?, comenta. Thayse Regina Zermiani também sofre por causa da poeira. ?O certo seria deixar a casa fechada, mas não podemos. Tenho filhos e eles não podem ficar sufocados dentro de casa. É muito complicado?.
Além do incômodo causado pela poeira, a rua está em péssimas condições, o que acaba fazendo com que muitos carros não consigam chegar até ao final da via. ?A subida aqui está muito ruim. Acaba com o carro?, diz Janaína, destacando ainda como a comunidade pode perder por causa do estado da rua. ?Tem muitas facções mais pra cima e por isso muitos carros precisam passar por aqui e pegar serviço. Temos medo que eles deixem de mandar serviço para cá, pois não conseguem subir ou porque estraga o carro?. O carro de Thayse é a prova de que a via realmente precisa de manutenção. ?Nosso carro está na oficina. É impossível passar por aqui todos os dias e continuar com o carro sem defeitos?, conta.
O que diz a Prefeitura
Segundo o assessor administrativo da Secretaria de Transportes e Obras, Gilberto Goedert, os moradores da rua Piracicaba já fizeram reclamações sobre a via e a última foi registrada no dia 12 de março. Para o problema da poeira, Gilberto explica que a rua é muito estreita.
?É complicado o caminhão pipa passar por ali, porque realmente não é uma rua muito larga, além de não ter muito movimento, por isso ele não está passando?, diz. Quanto às más condições da rua, o assessor diz que já há data para manutenção. ?Como já recebemos reclamações dos moradores, o melhoramento da via está previsto para ser realizado na semana que vem. É uma rua complexa?. Gilberto fala ainda que por causa dos dias de muito sol como esses últimos, a patrola não pode ser usada.
Edição 1373
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).