Comunidade reclama da poeira e do acesso ruim - Jornal Cruzeiro do Vale

Comunidade reclama da poeira e do acesso ruim

23/03/2012

fotopg7abreMD.jpg

Problemas que geram outros problemas. Essa é a realidade dos moradores da rua Piracicaba, no bairro Gasparinho. A rua é de barro, muito estreita e está com vários buracos, que dificultam o acesso dos carros. Além disso, as casas são invadidas pela poeira cada vez que os carros passam na via.
A moradora Janaína Luísa Rosa já vive nessas condições há dois anos. ?O caminhão pipa não vem até o fim da rua, então a gente que mora mais em cima do morro tem que viver na poeira. Já ligamos para a Prefeitura para saber o motivo de ele não subir, e eles só disseram que não está no planejamento?. A casa de Janaína está quase sempre com as portas e janelas fechadas, mas nem assim a poeira dá sossego. ?A casa vive suja?, comenta. Thayse Regina Zermiani também sofre por causa da poeira. ?O certo seria deixar a casa fechada, mas não podemos. Tenho filhos e eles não podem ficar sufocados dentro de casa. É muito complicado?.
Além do incômodo causado pela poeira, a rua está em péssimas condições, o que acaba fazendo com que muitos carros não consigam chegar até ao final da via. ?A subida aqui está muito ruim. Acaba com o carro?, diz Janaína, destacando ainda como a comunidade pode perder por causa do estado da rua. ?Tem muitas facções mais pra cima e por isso muitos carros precisam passar por aqui e pegar serviço. Temos medo que eles deixem de mandar serviço para cá, pois não conseguem subir ou porque estraga o carro?. O carro de Thayse é a prova de que a via realmente precisa de manutenção. ?Nosso carro está na oficina. É impossível passar por aqui todos os dias e continuar com o carro sem defeitos?, conta.

O que diz a Prefeitura
Segundo o assessor administrativo da Secretaria de Transportes e Obras, Gilberto Goedert, os moradores da rua Piracicaba já fizeram reclamações sobre a via e a última foi registrada no dia 12 de março. Para o problema da poeira, Gilberto explica que a rua é muito estreita.
?É complicado o caminhão pipa passar por ali, porque realmente não é uma rua muito larga, além de não ter muito movimento, por isso ele não está passando?, diz. Quanto às más condições da rua, o assessor diz que já há data para manutenção. ?Como já recebemos reclamações dos moradores, o melhoramento da via está previsto para ser realizado na semana que vem. É uma rua complexa?. Gilberto fala ainda que por causa dos dias de muito sol como esses últimos, a patrola não pode ser usada.

Edição 1373

Comentários

Marcos
25/03/2012 19:14
Segundo o assessor Gilberto a Rua Piracicaba é uma rua complexa. Até concordo. De tão complexa que é deixa a Secretaria de Transportes e Obras de mãos atadas. Pelo jeito se depararam com um problema sem solução. Será que de tantas cabeças pensantes que sugam dinheiro da Prefeitura (aliás, do povo), não há uma com uma ideia?
Prometeram um melhoramento na via. Já estava na hora porque ele é feito sempre anualmente.
Não culpo a Prefeitura, isso é culpa do azar. Azar o nosso por morarmos em uma rua pequena com poucos moradores e consequentemente com poucos eleitores. De tão poucos não farão a diferença nas urnas. Por isso não merecemos alívio da poeira e nem de manutenções constantes em nossos veículos.
Aldair Marcos
23/03/2012 21:45
A Rua Piracicaba se tornou a rua negra de Gaspar, desde seu início, onde o dono do loteamento da parte alta, Sr. Marco Aurélio, começou a vender sem nem mesmo ter feito a infraestrutura necessária dos lotes, como instalação de água, esgoto e energia elétrica.
A consequência foi só uma. Os moradores tiveram que instalar, com recursos próprios, a tubulação dos esgotos e instalação de postes. O esgoto, ainda hoje, só vai até o número 395.
Os lotes não possuem escritura, mas muitos moradores pagam o IPTU. Mas parece não ser suficiente para sensibilizar os órgãos competentes, para dar um mínimo de atenção a essa rua.
Já que a rua foi aberta e é legalizada, a mesma faz parte do município.
Sendo assim merece a mesma manutenção e tratamento dado às outras. E isso, sempre quando se faz necessário, não só às vésperas de eleições ou quando a imprensa noticia.
Falando em noticiar agradeço ao Jornal Cruzeiro do Vale, por estampar em suas páginas os problemas que enfrentamos.
Salo
23/03/2012 19:32
A rua marcelino francisco de souza no gasparinho é larga e movemntada e o caminhão só molha quando o motorista tem vontade ou quando alguém intercepta ele na rua de cima e a desculpa que ele nos dá é que nao tem lugar pra fazer a volta no caminhão. "Desce a rua de ré ou só sabe dirigir pra frente?
cecilia werner
23/03/2012 18:57
Ronaldo r r ao passar dos anos vc verá o quanto é importante ter algumas espécies de planta proximo as resdencias pelo oxigenio e o valor medicinal que elas possui ambiente fachado mal ventilado tráz complicaçães principamente quando há fumantes dividindo o espaço com crianças e idosos pode causar vária doenças respiratórias e alergicas muitas doenças esiste por falta de conhecimento que a natureza nos oferece em outros paizes por exemplo (Estados Unidos) emtre cada moradia tem um espaço livre para vegetação (verdes) aqui na nossa região usam agrotóxico de todas as formas para impedir a sobre vida desses bens que a nos devolve vida e saúde através de alimentos e oxigenio.Se vcs ficam prisionados por causa do pó pode-se imaginar o quanto aqui é mais complicado conviver com a região dos bananais uma nuvem de maruím pernilongo e borachudo.
ronaldo r r
23/03/2012 14:02
Boa idéia Cecilia,mas vou plantar essa tal de cerca verde bem no meio da rua para nao passar nenhum carro,só assim para acabar com a poeira da rua Lagoa Vermelha na M/E,ou melhor,essa rua agora vai se chamar:
"rua DA POEIRA"
Gustavo
23/03/2012 13:03
Ainda bem que ela está apontando, senão eu não conseguiria ver... grande idéia, fotógrafo!
cecilia werner
23/03/2012 09:36
Exemplo ;moro proximo a estrada consegui ficar mais livre do pó plantando uma cerca de verdes na lateral da estrada alivia o forte calor qualifíca o ar traz um aroma saúdavel alem de lindas flores as borboletas abelhas passaros tem seus alimentos.dividindo o espaço com a natureza nos liberta e nos protege de alguns ataques humanos que só penssam em destruir e intóxicar o meio ambiente.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.