Construção de UTI em Timbó é espelho para Hospital de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Construção de UTI em Timbó é espelho para Hospital de Gaspar

05/12/2019
Construção de UTI em Timbó é espelho para Hospital de Gaspar

O ano novo está quase chegando e, com ele, se aproxima também o momento de pagar o IPTU de forma à vista e contribuir com a construção da tão sonhada UTI no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Enquanto alguns acreditam que a iniciativa é inviável, outros usam a cidade de Timbó (SC) como espelho. Isso porque o município inaugurou, em meados de 2017, a sua Unidade de terapia Intensiva após uma iniciativa do poder executivo, que englobou o legislativo, empresários e a comunidade. 

Exemplo na cidade ao lado

Em 2013, o então prefeito Laércio Schuster Junior tomou a iniciativa de criar um fundo de reserva para a construção de uma UTI no conhecido OASE Hospital e Maternidade. Com a união dos vereadores, a força dos empresários e a garra da comunidade, em 2017 os moradores ganharam uma UTI com 10 leitos de internação geral.

Parte do valor da construção e compra de equipamentos veio dos descontos concedidos aos contribuintes que pagaram o IPTU de forma à vista. Em Timbó, quem quitou o imposto em parcela única abriu mão do desconto e destinou os 10% que seriam seus para o fundo de reserva. Com uma população que hoje atinge a marca de 44 mil habitantes, Timbó mostrou que a união faz a força.

Hoje, passados quase dois anos da inauguração da UTI com 10 leitos gerais, o hospital de Timvó atende a comunidade com outros 10 leitos de UTI pediátrica.

“Timbó é uma cidade menor e com menos estrutura que Gaspar. E, graças à união de todos, eles conseguiram. Então, nós também podemos realizar esse sonho. A população deve se conscientizar e entender que temos, sim, condições de ter uma UTI no Hospital de Gaspar”. A afirmação é do vereador e médico cardiologista Dr. Silvio Cleffi, que abraçou a causa da comunidade e luta para que o sonho se torne realidade. Graças aos Projetos de Lei 35 e 36/2019, criados por ele; e à emenda modificativa proposta por todos os parlamentares; os contribuintes de Gaspar podem destinar 7,5 ou 15% do valor do seu IPTU (no caso de pagamento à vista) para o fundo de construção da UTI no Hospital de Gaspar. “Eu já conhecia a realidade de Timbó e, em 2017, tive a oportunidade de conversar pessoalmente com os administradores. Desde lá, coloquei na cabeça de que a mesma iniciativa poderia ser realizada em Gaspar. Temos um exemplo positivo em Timbó e devemos colocá-lo em prática aqui”. 

 

 

Edição 1930

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.