A obra da rua Frei Solano, no bairro Gasparinho, em Gaspar, está na mira dos vereadores. Isso porque foi aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades nas contratações e forma com que o serviço foi e está sendo executado.
As polêmicas em torno do assunto tendem a se estender por um longo período. Elas começaram quando o vereador Dionísio Bertoldi (PT) questionou alguns pontos sobre os trabalhos de engenharia e, agora, se estendem até que a CPI seja concluída.
Durante sessão na Câmara de Vereadores de Gaspar na terça-feira, dia 3 de dezembro, ficou estabelecido um prazo de quatro dias para que sejam indicados os integrantes da CPI, que será composta por quatro titulares e dois suplentes.
Os nomes que vão compor a comissão da CPI serão definidos oficialmente em um prazo de três dias. Ela será formada por dois "vereadores da base" e dois "vereadores da oposição". Entenda como isso se formou:
Um bloco partidário formado pelos vereadores do MDB, PDT, PSDB e PP, com liderança da vereadora Franciele Back, foi criado. Em uma manobra política, o vereador José Ademir Moura entregou à mesa diretora o seu pedido de desfiliação do PSC e, ao mesmo tempo, de filiação ao PP. Conforme determina o princípio da proporcionalidade do Regimento Interno da Câmara de Gaspar, a mudança de partido do vereador deu a chance dos vereadores “da base” indicarem um segundo integrante na comissão da CPI e levou a “oposição” a indicar dois nomes também. A situação pegou de surpresa quem acompanhava a sessão na Casa de Leis na terça-feira, dia 3 de dezembro, e também os vereadores que assinaram o pedido inicial de abertura de uma CPI: Cícero Giovani Amaro (PSD), Dionísio Bertoldi (PT), Mariluci Deschamps Rosa (PT), Rui Deschamps (PR) e Silvio Cleffi (PSC), que, a princípio, teriam a chance de indicar três dos quatro nomes para compor a comissão.
Uma jogada política. Assim os vereadores do PSD, PT e PSC definiram a mudança de partido por parte do vereador Moura (agora PP). Em discurso durante a sessão, eles também teceram opiniões sobre a obra da rua Frei Solano e as demais executadas no momento.
Os vereadores da base também afirmaram que a abertura de uma CPI para investigar a obra é uma jogada política para desestabilizar a administração municipal, principalmente neste período em que falta pouco mais de um ano para as próximas eleições.
A abertura de uma CPI para investigar a obra da rua Frei Solano, no bairro Gasparinho, foi solicitada na sexta-feira, dia 29 de novembro. Na sessão seguinte na Casa de Leis, realizada no fim da tarde de terça-feira, dia 3 de dezembro, ficou estabelecido o prazo de quatro dias para que os vereadores indicassem quatro membros para a comissão e dois suplentes.
Em 2018, o prefeito Kleber Wan-Dall assinou a Ordem de Serviço das Obras de drenagem de uma parte da rua Frei Solano, no bairro Gasparinho. Neste primeiro trecho, 1.300 metros da via receberam investimento de 1,2 milhão por parte do Samae. A empresa responsável foi a Raimondi Artefatos de Cimento, que terminou o serviço em março de 2019.
A licitação para execução da drenagem em outro trecho e obras de pavimentação foi lançada em 24 de abril de 2019 e concluída em junho. A Ordem de Serviço foi assinada em julho e a empresa vencedora foi a Engeplan.
As obras de pavimentação começaram em 12 de agosto e seguiram a passos lentos por meses. Após o envio de notificações à empresa por parte da prefeitura de Gaspar, o contrato com a Engeplan foi cancelado e a secretaria de Obras assumiu o serviço para tentar minimizar os prejuízos dos moradores e também de comerciantes.
Para esta etapa, está previsto um investimento de mais de 5,7 milhões. O projeto contempla a implantação de mais um trecho de drenagem pluvial, meio-fio, calçadas, ciclovia e sinalização. A pavimentação asfáltica é de 2,7 quilômetros.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).