Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas na Unidade de Saúde Central, a Secretaria de Saúde organizou um cronograma especificando os dias de atendimento nas mais diversas especialidades.
O cronograma foi criado para que o usuário passe menos tempo nas filas, evitando assim os transtornos. Segundo a secretária da pasta, Honorina da Silva, o quadro teve alterações no início do ano. ?Fizemos alguns ajustes na agenda para melhorar o acesso da comunidade que busca pelo atendimento, procurando adequar os horários e dias com, por exemplo, a disponibilidade de transporte coletivo?, explica a secretária.
Aqueles que desejam agendar o horário com o ortopedista devem se dirigir até o posto central às quartas-feiras, às 8h. Já para aqueles que querem um horário com o dentista ou pediatra, o dia de marcar consulta é quinta-feira, às 7h30 e 14h, respectivamente. As consultas com dermatologista, urologista e cardiologista também devem ser agendadas às quintas-feiras, porém, às 8h. Sexta-feira é o dia reservado àqueles que querem marcar uma hora com a clínica médica.
Janaina Schneider Cruz, de 31 anos, utiliza os serviços oferecidos pelo Posto Central. A gasparense diz que, com a agenda, tudo fica mais fácil. ?Isso facilita, assim não perdemos tempo esperando. Sabemos ao certo o dia de marcar com cada especialista?.
Conforme explica a superintendente de Saúde, Márcia Adriana Cansian, o agendamento já acontece há alguns anos. ?Inicialmente, agendava-se diariamente. Em 2009, o agendamento passou a ser feito semanalmente?, diz. Atualmente, aqueles que agendarem suas consultas serão atendidos no prazo de no máximo uma semana. ?Queremos deixar claro que essas consultas são com os médicos clínicos. Os usuários atendidos pelas ESF são agendados diretamente nas suas unidades de saúde e não necessitam agendar a consulta nos horários programados.
Ainda segundo a superintendente, os usuários do Sistema Único de Saúde já conhecem a organização da agenda. ?Quando há alguma mudança de horário de médicos ou novas contratações, encontramos um meio de avisá-los?.
Edição 1385
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).