Cronograma vai facilitar marcação de consultas no Posto de Saúde - Jornal Cruzeiro do Vale

Cronograma vai facilitar marcação de consultas no Posto de Saúde

03/05/2012

fotopg14abreMD.jpgCom o objetivo de facilitar a marcação de consultas na Unidade de Saúde Central, a Secretaria de Saúde organizou um cronograma especificando os dias de atendimento nas mais diversas especialidades.

O cronograma foi criado para que o usuário passe menos tempo nas filas, evitando assim os transtornos. Segundo a secretária da pasta, Honorina da Silva, o quadro teve alterações no início do ano. ?Fizemos alguns ajustes na agenda para melhorar o acesso da comunidade que busca pelo atendimento, procurando adequar os horários e dias com, por exemplo, a disponibilidade de transporte coletivo?, explica a secretária.
Aqueles que desejam agendar o horário com o ortopedista devem se dirigir até o posto central às quartas-feiras, às 8h. Já para aqueles que querem um horário com o dentista ou pediatra, o dia de marcar consulta é quinta-feira, às 7h30 e 14h, respectivamente. As consultas com dermatologista, urologista e cardiologista também devem ser agendadas às quintas-feiras, porém, às 8h. Sexta-feira é o dia reservado àqueles que querem marcar uma hora com a clínica médica.

Janaina Schneider Cruz, de 31 anos, utiliza os serviços oferecidos pelo Posto Central. A gasparense diz que, com a agenda, tudo fica mais fácil. ?Isso facilita, assim não perdemos tempo esperando. Sabemos ao certo o dia de marcar com cada especialista?.

Conforme explica a superintendente de Saúde, Márcia Adriana Cansian, o agendamento já acontece há alguns anos. ?Inicialmente, agendava-se diariamente. Em 2009, o agendamento passou a ser feito semanalmente?, diz. Atualmente, aqueles que agendarem suas consultas serão atendidos no prazo de no máximo uma semana. ?Queremos deixar claro que essas consultas são com os médicos clínicos. Os usuários atendidos pelas ESF são agendados diretamente nas suas unidades de saúde e não necessitam agendar a consulta nos horários programados.

Ainda segundo a superintendente, os usuários do Sistema Único de Saúde já conhecem a organização da agenda. ?Quando há alguma mudança de horário de médicos ou novas contratações, encontramos um meio de avisá-los?.

Edição 1385

Comentários

Mônica
04/05/2012 11:41
Minha opinião é que quando a gente ia para o centro já passava no posto e agendava a consulta para especialidade que precisava era assim e dava certo e porque agora é esta fulia de dia e hora para marcar. Outro dia eu estava no posto e as consultas só começavam a ser marcadas as 10.00 h. mas as 6:00 h. já tinha um monte de gente na fila, e nós precisamos trabalhar não podemos estar toda hora na rua e por isso causa até estes congestionamentos porque não resolve o que vc. precisa em uma vez vc. precisa se deslocar várias vezes pra resolver uma pequena questão, não gostei desses agendamentos e não vai funcionar espera pra ver as reclamações vão ser muitas. Facilita a vida do povo e não complica por favor.
Cris
03/05/2012 22:33
Luciano da Cunha, é só pensar um pouco. Mal tem generalistas pra atender a todo mundo, imagine ortopedistas. Em qualquer lugar do Brasil e do mundo, ninguém consulta com um ortopedista de hoje pra amanhã, mesmo pagando. Se todo mundo pudesse marcar direto no centro, um monte de gente marcava ortopedista sem precisar, podendo resolver com clínico geral. Então a regra pra qualquer especialidade é passar pelo clínico, e se precisar o clínico encaminha ao especialista. Tu queria o que, que tivesse um ortopedista em cada bairro? Aí teria que ter 10 ortopedistas, 10 cardiologistas, 10 pediatras, etc... Todo sistema de saúde tem que ter regras de organização, senão o negócio não funciona!
E pra terminar... tu resolveu tudo por telefone, criatura! Vão te ligar pra dizer o dia da consulta! Tá reclamando do que??? Quer que te levem no colo?
Mesa de Bar
03/05/2012 21:57
Esta questão esta errada primeiro existe o principio da urbanidade, não podem especificar o local onde o usuario tem que se consultar ele tem o direito de se consultar em qual posto quiser, outra nos postos do interior não existe especialidades médicas portanto, o usiario tem que se dirigir ao centro, outra o que vai ocorrer é que os médicos, vão encher as agendas e ai o usuario vai demorar a ter acesso a uma consulta, e o mais absurdo é que se os médicos atendessem, como preconiza o sus que é 15 minutos por consulta, em duas horas teriam 8 pacientes, mas atendem 16 pacientes por dia em meia hora, com isso as outras 1 hora e trinta minutos alguns deles saem e vao para seus consultorios e depois voltam para bater o cartão.
garçom mais uma na mesa 5
luciano da cunha
03/05/2012 17:53
EU MORAVA NA COLONINHA ENTÃO PERTENCIA AO POSTO DO CENTRO, FAZ UM MÊS QUE MUDEI PRA SANTA TEREZINHA FUI ATÉ O POSTO DA SANTA TEREZINHA pedi consulta COM ORTOPEDISTA,

ADIVINHEM O POSTO VAI LIGAR PRO POSTO DO CENTRO E DEPOIS VÃO ME LIGAR PORQUE A CONSULTA VAI SER NO CENTRO,

ISSO É FACILIDADE É UMA PORCARIA E NO CENTRO NÃO MARCAM CONSULTA PORQUE EU MORO NA SANTA TEREZINHA

EM OUTUBRO VOTEM NESSE GOVERNO DE CIRCO DE QUINTA CATEGORIA,

E A PLACA ESSA É MAIS UMA OBRA DO PT.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.