Defesa Civil de Gaspar apresenta cota de enchente e lança site próprio - Jornal Cruzeiro do Vale

Defesa Civil de Gaspar apresenta cota de enchente e lança site próprio

19/02/2020

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020. Essa data ficará para sempre na memória dos gasparenses. Isso porque marca a apresentação do site da Defesa Civil municipal, junto do estudo de cota e carta de enchente da cidade. Ou seja, após vivenciar uma verdadeira tragédia há mais de 11 anos, agora a comunidade conta com ferramentas que prometem mais transparência na divulgação de informações que competem à pasta.

O lançamento das novidades aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a presença de autoridades, secretários e comunidade em geral. Além disso, participaram do momento representantes do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) da Furb, responsáveis pela elaboração do mapa de enchente de Gaspar e parceiros da prefeitura.

Superintendente de Defesa Civil, Evandro de Mello do Amaral afirma que a pasta está empenhada e sempre em busca de melhorar o atendimento à população. “O órgão agora é forte, atuante e bem estruturado. Existe uma equipe técnica e muito comprometida por trás de todas essas conquistas. Gaspar ganha muito com o estudo de cota de enchente e esse site atualizado em tempo real”.

O estudo

O levantamento começou no primeiro semestre de 2019. Todos os bairros foram visitados e as medições feitas em todas as ruas do município. O investimento foi de R$ 278 mil para a elaboração do material.

Esse trabalho auxilia no planejamento da cidade com mais informações para a execução de obras de drenagem, contenção ou pontes que precisam de melhorias. Antes do projeto, os dados sobre as cotas eram adquiridas de forma empírica, não sendo feitas correlações entre os locais atingidos e o nível do rio.

Site

A comunidade já tem acesso ao site da Defesa Civil de Gaspar (http://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/). Através do ambiente virtual, é possível consultar o mapa de cota de enchente; os abrigos, onde estão instalados, sua capacidade e atual situação; boletins estaduais; conteúdos institucionais; notícias relacionadas e projetos da pasta; e também o monitoramento de rios e ribeirões nas cidades vizinhas.

Trabalhos em 2019

A Defesa Civil de Gaspar é composta por nove profissionais, entre assistente social, engenheiro civil, geólogo, técnicos em proteção, administrativo e estagiários. Em 2019, o órgão fez 349 vistorias de risco, 341 atendimentos da assistência social, 167 doações de lonas, 107 serviços de geologia, 101 serviços de engenharia, 46 vistorias de árvores, 25 ligações de energia e 17 deslizamentos.

 

Bootstrap Slider

Edição 1939

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.