A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de chuva intensa para todas as regiões catarinenses a partir de quarta-feira, dia 9 de outubro. A previsão é de precipitação acumulada entre 100 e 200mm, com maiores volumes na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e áreas de encosta. O período crítico se estende até sexta-feira, dia 11, com risco elevado de inundações, enxurradas e deslizamentos.
Em vídeo, o Engenheiro Agrônomo Ronaldo Coutinho, que atua desde 1987 com previsão meteorológica, fala sobre risco de cheia no Vale do Itajaí. Ele diz que o período será de: “chuva forte, risco de deslizamentos e saída de leito de rio”.
Segundo a central de monitoramento da Defesa Civil, a chuva intensa aumenta o risco de deslizamentos de terra nas regiões serranas e áreas de encosta, com alto risco para regiões como o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, e Litoral Sul. As áreas sem vegetação, taludes próximos a rodovias e locais que já apresentaram movimentação de solo anteriormente são particularmente vulneráveis.
A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos sinais de risco, como trincas em paredes e no solo, inclinação de postes e muros e estalos em áreas de encosta. Em caso de temporais, é aconselhável evitar atividades ao ar livre e buscar abrigo seguro.
Além disso, moradores de áreas sujeitas a inundações devem evitar atravessar ruas alagadas ou pontilhões submersos. A Defesa Civil de Santa Catarina reforça que todas as medidas preventivas devem ser tomadas para garantir a segurança da população.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).