Dia de São Francisco: conheça a história de homens que dedicam amor e tempo aos animais - Jornal Cruzeiro do Vale

Dia de São Francisco: conheça a história de homens que dedicam amor e tempo aos animais

04/10/2019

“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz”. Bondade, cuidado e amor ao próximo são valores que São Francisco de Assis, um dos santos mais admirados pela comunidade católica, deixou como legado. Padroeiro dos animais e da natureza, passou por um dos processos de canonização mais rápidos da história, através do Papa Gregório IX. Desde então, fiéis o celebram e homenageiam todos os anos no dia 4 de outubro, data marcada também pelo seu falecimento.

Assim como São Francisco de Assis, muitas pessoas carregam consigo a vontade de fazer o bem. Podemos chama-los de ‘nossos Franciscos’, porque se dedicam à natureza e aos animais com muito amor e dedicação.

Na data em que se celebra o Dia de São Francisco, o Cruzeiro do Vale apresenta dois dos muitos exemplos de ‘Franciscos’ encontrados em Gaspar.

Batista: há 21 anos unindo a paixão ao trabalho

Há 21 anos, José Artur Batista une a paixão pelos animais e pela natureza ao seu ofício no Fazzenda Park Hotel, de Gaspar. Ele é quem coordena o grupo de funcionários responsáveis pelo cuidados com os bichos que embelezam grande estabelecimento. Na lista, encontra-se cavalos, vacas de leite, gado, peixes e aves das mais diversas espécies.

Seu Batista, como é chamado pelos colegas, considera sua rotina prazerosa. “É gratificante encher toda manhã os comedouros de alimentos e ver uma variedade de pássaros pousando nos poleiros. Por aqui, passam saíras, gaturamos, aracuãs, tiés e muitos outros. Ou seja: é um show de cores e vida”.

Além de alimentar as aves todas as manhãs, Batistas é o responsável por cuidar do horário da alimentação dos outros animais. “Cortamos trato e colocamos frutas, ração e água fresca para todos”.

O bem-estar de cada bicho que habita o Fazzenda Park Hotel é tido como regra por lá. “Os cavalos, por exemplo, precisam estar bem alimentados, limpos e descansados para as calvagadas. Inclusive, cada animal pode trabalhar por até duas horas, um dia sim, outro não. Precisamos respeitá-los. E não admitimos maus-tratos. Não há nada mais lindo que uma criança educada e que trata os animaizinhos bem ou uma família unida dando carinho para os bichos. É assim que tem que ser”.

Jorge: o amigo dos animais

Residir em uma área rica em árvores, plantas e aves é um privilégio de Jorge André Schramm. Morador do bairro Macuco, ele é um dos ‘Franciscos de Gaspar’. Em seu terreno, é possível encontrar tratadores e espaços para que os pássaros façam seus próprios ninhos. “É tão gostoso ver eles soltos, livres e voando alto. Eu só faço minha parte, que é trazer para perto e mostrar que podemos ser amigo. Aqui vem de tudo: sabiás, rolinhas, maitaca e até tucanos. Pra mim, é uma terapia”.

Sexta é dia de bênção dos animais na Igreja Matriz de Gaspar

A bênção dos animais é uma tradição em Gaspar. Para manter o costume, na manhã desta sexta-feira, dia 4, o Frei Carlos Ignácia recebeu a comunidade e fez bonitas orações para desejar saúde aos animais de estimação levados até o pátio da Igreja Matriz, no Centro. 

Quem fez questão de participar desse momento foi Geovanea Zimmermann. Ela levou seu grande companheiro, o cachorro Nino. "É uma ação muito emocionante. Venho todos os anos! Que São Francisco de Assis cuide do meu e também de todos os animais", destaca.

 

Durante a tarde, por volta das 15h, também haverá bençãos aos bichinhos. À noite, a partir das 19h, acontece a missa solene de São Francisco de Assis.

 

Bootstrap Slider

 

 

Edição 1921
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.