Homenagear os profissionais responsáveis pelo vigor do comércio, um dos setores mais importantes da economia do país. Esse é o principal objetivo do Dia do Comerciante, celebrado nesta terça-feira, 16 de julho, em todo o Brasil. Para comemorar a data em Gaspar, nada mais justo que relembrar a história de um dos comércios mais antigos da cidade: o Bazar União, localizado no Centro.
O Bazar União tem mais de sete décadas de história e segue com força total e a mesma excelência no atendimento ao público ensinada pelo seu fundador, Roland Schonfelder. Visionário, honesto e trabalhador, ele começou as atividades com o ‘Bar e Café União’, onde eram servidos lanches e refeições. A ideia foi um sucesso e não demorou para se tornar o lugar favorito dos gasparenses.
O tempo passou e a vontade de ir além fez com que o empresário agregasse uma comercialização de lembrancinhas à lanchonete. O intuito era claro: focar nos turistas que visitavam Gaspar. E novamente deu certo! Foi assim que seu Roland se tornou uma das pessoas mais queridas e admiradas na região.
O estabelecimento logo focou na venda de artigos de decoração, brinquedos e itens para presentes, carros-chefes da loja até os dias de hoje. Atualmente, que administra a loja Bazar União é Arlete Schonfelder, filha de seu Roland, que herdou a determinação com os negócios, o compromisso com os clientes e tantas outras características admiráveis que o pai carregava.
Há quase 50 anos à frente da loja, ela afirma que suas maiores motivações giram em torno dos valores que aprendeu em casa. “Eu nasci e cresci aqui... tenho essa loja como uma grande paixão. Por isso, sigo trabalhando com muito carinho e atenção para honrar o negócio fundado por meu pai e para atender minha clientela com a mesma qualidade de sempre. Sou muito grata por cada cliente que tenho”.
Dona Arlete reitera que é muito bom ver Gaspar crescer e acompanhar os avanços do comércio local. “O tempo passou, nossa cidade ganhou diversos outros tipos de comércio e hoje temos uma região central repleta de opções para os consumidores. Para os comerciantes gasparenses, que assim como eu batalham diariamente, meus parabéns”, conclui.
Luiz Hamilton Krauss, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Gaspar, destaca que são mais de 8 mil empregos formais que o comércio e serviços geram em Gaspar. “Temos enfrentado desafios constantes e buscamos a cada instante encontrar novas formas de atender às necessidades da nossa comunidade, com muita qualificação, criatividade e inovação. Destaco também a importância da nossa população de valorizar e apoiar os comerciantes locais, pois este trabalho é fundamental para a economia e desenvolvimento de Gaspar e do Vale Europeu”.
A escolha de 16 de julho remonta ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, economista e político que desempenhou papel crucial na abertura dos portos brasileiros às nações amigas, por meio da Carta Régia de 1808. Esse ato foi um marco para o comércio no país, pois permitiu a livre circulação de mercadorias e fomentou o desenvolvimento econômico do Brasil.
O Dia do Comerciante é uma oportunidade para reconhecer e celebrar o papel vital que os comerciantes desempenham na sociedade. Eles são os intermediários que facilitam a distribuição de bens e serviços, contribuem para a geração de empregos e impulsionam o desenvolvimento econômico. Além disso, os comerciantes são peças-chave na economia local, promovendo a circulação de dinheiro e fortalecendo as comunidades em que atuam.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).