Drogas seduzem cada vez mais adolescentes para o crime - Jornal Cruzeiro do Vale

Drogas seduzem cada vez mais adolescentes para o crime

29/03/2012

Drogas. Essa palavra tão pequena, mas que causa danos tão grandes aos seus usuários, é um dos principais fatores que leva os adolescentes à cometer diversos atos infracionais. O último caso de adolescentes detidos por comércio e consumo de drogas aconteceu na tarde de terça-feira, 27, na localidade do Jardim Primavera, no bairro Bela vista, onde dois garotos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil com 65 pedras de crack. A Polícia Militar, após receber denúncias de que haveria um ponto de venda de drogas no local, foi até o bairro e conseguiu deter uma garota de 16 anos e um rapaz de 17, mas, segundo a polícia, havia outros adolescentes que fugiram. Os dois adolescentes já eram conhecidos pela prática de furtos, comércio e consumo de drogas. 

De acordo com o delegado de polícia de Gaspar, Paulo Koerich, o envolvimento de adolescentes com as drogas realmente aumentou e esses adolescentes estão, na maioria das vezes, afastados do convívio escolar, totalmente dispersados da família, e não apresentam nenhuma reação de reverter o quadro apresentado, sem perspectiva de futuro. ?Toda e qualquer situação envolvendo substâncias entorpecentes e drogas afins, é complexa?, afirma.

Para o delegado, quando a pessoa entra neste caminho sua personalidade e amor próprio são os primeiros a serem afetados, fazendo com que a pessoa ao final, no caso específico dos viciados em drogas, chegue a um estado de degradação humana, digno de piedade. ?É necessário o engajamento de toda a sociedade neste combate, pois não é um problema local, ou do Estado ou do Brasil, isto é na verdade uma guerra que envolve o mundo todo?, diz.

A droga ganhou espaço no meio familiar que, cada vez mais desestruturado, não sabe impor limites e educar para a vida. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Salete da Silva Schmitt, fala que a falta de programas de medidas socioeducativas e de áreas de lazer no município para que os jovens possam aproveitar seu tempo livre, são os principais fatores que levam os adolescentes ao mundo das drogas. ?O jovem precisa de programas que promovam a ressocialização dele, e nós não temos isso. E acredito que, além disso, o ponto principal é a falta de estrutura familiar. Eles percebem que o comércio de drogas traz muito dinheiro facilmente, e isso realmente chama a atenção deles?, diz. Ainda segundo Maria Salete, é necessário trabalhar o adolescente, levando cultura e educação para a vida dele.

edição 1375

Clique AQUI para ler mais sobre o assunto.

Comentários

Alex
30/03/2012 08:23
Quando a pessoa perde o amor da família só oque resta é se apegar a bens materiais. O caminho errado é uma válcula de escape para esses jovens para evitar um sofrimento.
Mas esse caminho vai lhes trazer outro sofrimento muito pior.
Sr. Paulo Koerich têm razão mas ele sozinho não vai conseguir fazer nada , a polícia está de mãos atadas, precisamos de políticas públicas já.
Esses menores precisam de ajuda estão perdidos.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.