O Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina, Deinfra, precisará refazer o edital de licitação para contratação da empresa que irá elaborar o projeto de engenharia do Anel de Contorno de Gaspar.
A entrega dos envelopes das empresas interessadas em executar o projeto estava prevista para esta quinta-feira, 2 de fevereiro, porém, alguns erros no edital adiaram ainda mais o início das negociações para a construção do acesso, apontado pelas lideranças de todo o Vale do Itajaí como única alternativa para acabar com os congestionamentos na área central de Gaspar. A confecção do projeto ainda não tem valor definido, porém, será custeada pelo Governo do Estado, através do Deinfra.
Com o cancelamento do edital, não há previsão de quando será selecionada a empresa responsável pela confecção do projeto que definirá o traçado por onde passará o anel de contorno.
Em entrevista à imprensa nesta semana, o secretário de Desenvolvimento Regional, Cesar Botelho, reiterou a importância desta obra para a região e garantiu que nenhum traçado será definido sem antes ouvir a comunidade. ?A empresa que vencer este edital irá realizar audiências públicas com a comunidade e delimitar os melhores locais para a construção do acesso?, afirmou em entrevista a uma rádio.
Até o momento, o Deinfra possui apenas um traçado básico, que servirá de apoio para a empresa que for confeccionar o projeto oficial da obra. O Governo Federal chegou a reservar recursos para a obra, porém, como não havia nenhum projeto, os recursos foram destinados a outros investimentos no estado. A previsão é de que o projeto oficial seja definido e apresentado ainda este ano.
Projeto
A construção de um Anel de Contorno vem sendo discutida desde 2006 e os recursos estaduais para a elaboração do projeto que definirá o traçado da obra foram garantidos no início de 2011, quando lideranças empresariais de Gaspar estiveram com o secretário de Infraestrutura do estado, Valdir Cobalquini, para mostrar a importância da obra para o Vale.
O projeto prevê uma rodovia com início no bairro Bela Vista e término no trevo na Rodovia Jorge Lacerda/ Avenida Francisco Mastella, com cerca de 20 quilômetros de extensão. O objetivo é desafogar o trânsito oriundo de Blumenau e demais cidades da região, que hoje passa pela área central de Gaspar, causando grandes congestionamentos nos horários de maior movimento.
Outra alternativa que ajuda a dar mais fluidez ao trânsito é a Ponte do Vale, que será construída ao final do traçado do Anel de Contorno, deve ter 270 metros de comprimento, 20 metros de largura, quatro pistas, incluindo uma de passeio e ciclovia.
Edição 1358
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).