Edital de licitação do projeto do Anel de Contorno é adiado - Jornal Cruzeiro do Vale

Edital de licitação do projeto do Anel de Contorno é adiado

03/02/2012

fotopg9abrecolorMD.jpg

O Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina, Deinfra, precisará refazer o edital de licitação para contratação da empresa que irá elaborar o projeto de engenharia do Anel de Contorno de Gaspar.

A entrega dos envelopes das empresas interessadas em executar o projeto estava prevista para esta quinta-feira, 2 de fevereiro, porém, alguns erros no edital adiaram ainda mais o início das negociações para a construção do acesso, apontado pelas lideranças de todo o Vale do Itajaí como única alternativa para acabar com os congestionamentos na área central de Gaspar. A confecção do projeto ainda não tem valor definido, porém, será custeada pelo Governo do Estado, através do Deinfra.

Com o cancelamento do edital, não há previsão de quando será selecionada a empresa responsável pela confecção do projeto que definirá o traçado por onde passará o anel de contorno.

Em entrevista à imprensa nesta semana, o secretário de Desenvolvimento Regional, Cesar Botelho, reiterou a importância desta obra para a região e garantiu que nenhum traçado será definido sem antes ouvir a comunidade. ?A empresa que vencer este edital irá realizar audiências públicas com a comunidade e delimitar os melhores locais para a construção do acesso?, afirmou em entrevista a uma rádio.

Até o momento, o Deinfra possui apenas um traçado básico, que servirá de apoio para a empresa que for confeccionar o projeto oficial da obra. O Governo Federal chegou a reservar recursos para a obra, porém, como não havia nenhum projeto, os recursos foram destinados a outros investimentos no estado.  A previsão é de que o projeto oficial seja definido e apresentado ainda este ano.

Projeto

A construção de um Anel de Contorno vem sendo discutida desde 2006 e os recursos estaduais para a elaboração do projeto que definirá o traçado da obra foram garantidos no início de 2011, quando lideranças empresariais de Gaspar estiveram com o secretário de Infraestrutura do estado, Valdir Cobalquini, para mostrar a importância da obra para o Vale.

O projeto prevê uma rodovia com início no bairro Bela Vista e término no trevo na Rodovia Jorge Lacerda/ Avenida Francisco Mastella, com cerca de 20 quilômetros de extensão. O objetivo é desafogar o trânsito oriundo de Blumenau e demais cidades da região, que hoje passa pela área central de Gaspar, causando grandes congestionamentos nos horários de maior movimento.

Outra alternativa que ajuda a dar mais fluidez ao trânsito é a Ponte do Vale, que será construída ao final do traçado do Anel de Contorno, deve ter 270 metros de comprimento, 20 metros de largura, quatro pistas, incluindo uma de passeio e ciclovia.

Edição 1358

Comentários

Pedro j.
05/02/2012 11:12
Parece piada, tem dinheiro e não conseguiram fazer um projeto.

Como conseguem ser tão incompetentes assim.

Mas nas urnas podem ter certeza eu sou competente.
Meu voto jamais vão ganhar.
nelson
04/02/2012 13:41
LUCIANO.É uma ótima colocação, será que vai sair do papel?Este projeto já está na gaveta à quase 10 anos,se tivesse sido executado no início,todo este transtorno de trânsito não existiria.Gaspar poderia ter um centro bonito, sem acidentes,sem engarrafamento,muito mais opsões de comércio,pois não teríamos tanto sufoco como tem ai.Mas Gaspar é assim, não tem administração pulso firme, se buscar verbas do governo,consertesa tem como conseguir.Pois é viável para toda região,por isso nós estamos sofrendo assim,estas lombadas eletrônica são boas,mas precisa de passarela junto a elas,caso contrario só atrapalham.Quanto as ciclovias,que comentou o Mario,e acostamento isso consertesa vai ter,mas isto vai demorar, senta para esperar.....
Manoel
04/02/2012 11:31
Luiz Carlos da Cunha
nem foi pro papel ainda, o edital é apenas pra fazer o projeto que com certeza já vai passar de 1 milhão apenas o projeto. Saiu até na tv essa do projeto absurdo e eleitoreiro já devia estar pronto.
Já que será um traçado cheio de morros não esqueçam de abrir 2 pistas na subida pros carros não ficarem atrás dos caminhões que se tornam muito lentos na subida e vai acabar engarrafando mesma coisa.
LUCIANO DA CUNHA
03/02/2012 14:55
SERÁ QUE VAI SAIR DO PAPEL.
Mario
03/02/2012 10:09
Que não esqueçam de incluir no projeto, o passeio publico, p/ciclistas, e acostamento. Porque senão tiver essas condições, será o novo corredor da morte, em Gaspar.
Mario
03/02/2012 10:05
Melhor do que deixar de pagar os impostos, é deixar de votar. ANULEM O VOTO. Com 51% seremos maioria e poderemos exigir mudanças radicais.
Marcio
03/02/2012 09:12
Essa obra realmente é importante, porém, poderia ser ainda melhor, se a mesma fizesse ligação com a rua da Gloria, no Bairro Garcia, utilizando o traçado da estrada do Morro da Garuva.
Emerson dos Santos
03/02/2012 09:12
Isso realmente vai ficar mais complicado do que já esta agora. Como não bastava toda corrupção do nosso pais , virou festa as empresa abandonarem as obras, foi assim com o viaduto da via expressa em Blumenau , trevo da mafisa, ponte de ilhota, e por ai vai e a população que que se vire como puder pois o que importa é meter a mão no dinheiro do povo, más deixe de pagar o IPTU ou IPVA pra ver o que acontece, más resultado que realmente importa, isso nunca tem.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.