Nas duas primeiras semanas de 2022, Gaspar já registrou oito focos do mosquito Aedes aegypti. Diante disso, a Secretaria de Saúde alerta a população para redobrar os cuidados com as águas que ficam paradas, já que o transmissor de doenças como a dengue utiliza esses locais para depositar seus ovos. Cerca de 80% dos focos estão dentro das residências.
Os Agentes de Combate a Endemias do município seguem atuantes nos bairros, reforçando as orientações sobre os riscos do acúmulo de água, que podem se tornar potenciais criadouros do mosquito. A secretária da pasta, Silvania Janoelo, reitera que a limpeza dos ambientes é a melhor prevenção. “Mesmo que a nossa equipe faça inspeções diariamente na busca de focos, precisamos que a população se conscientize na eliminação da proliferação dos mosquitos em casa. O que a gente orienta é de não deixar água parada, o ovo pode sobreviver em locais que a gente nem imagina, como em tampinhas de garrafas”.
Todos os agentes de combate à dengue da Prefeitura de Gaspar são identificados com crachá e uniformes.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).