Às 2h de sábado, dia 11 de maio, o ronco dos motores de um caminhão bi-truck, uma camioneta e um furgão foram ouvidos no bairro Poço Grande, em Gaspar. Isso porque um grupo se uniu e saiu rumo à cidade de Soledade, no Rio Grande do Sul, com cerca de 25 toneladas de donativos para os atingidos pela tragédia no estado gaúcho. A iniciativa leva a marca das empresas Distribuidora Schmitt, Pinocos Cana, Jornal Cruzeiro do Vale, Guto Terraplenagem, Areia Ana, Transcotini, Empório do Vale e Tile e Sul.
Foram arrecadados água, produtos de higiene, ração, alimentos, roupas, calçados, velas, cobertas e itens de limpeza. Os produtos vieram de doações da comunidade e também de doações das próprias empresas.
No Rio Grande do Sul, as mercadorias foram recebidas por um grupo de voluntários, bombeiros, grupo Tauras Jipes Soledade e Confraria da Ovelha, que esperaram em um galpão da empresa Bagatini Pedras. Quando os gasparenses chegaram, por volta do meio dia, cerca de 50 pessoas estavam no local para receber os itens e já dar o destino correto. "Sair de Gaspar especialmente para trazer as mercadorias foi um ato muito nobre", disse a coordenadora responsável pelo recebimento, Ana Paula Chiarello.
O cansaço estampado no rosto de quem saiu cedo de Gaspar, descarregou e voltou para casa no mesmo dia era visível. Porém, o brilho no olhar mostrava que todo o esforço valeu a pena. "Foram mais de 20 horas entre sair e retornar para nossos lares. Mas, sem dúvidas, valeu a pena. Nosso Vale do Itajaí já sofreu com uma tragédia e sabemos na pele como é importante o apoio neste momento. Gaspar tem um povo solidário e está ajudando muito os gaúchos. Vamos ajudá-los a se reerguerem", disse Gilberto Schmitt, diretor do Cruzeiro do Vale e integrante do grupo que foi ao RS.
Nos três veículos que saíram de Gaspar estavam oito pessoas, entre elas José Alberto Schmitt, da Pinocos Cana. "Nossa intenção era encher um caminhão e, graças a Deus, conseguimos bem mais que isso. Se todos fizerem um pouco, podemos ajudar muito".
A iniciativa de realizar a campanha e unir as empresas foi de Marcos Alberto Schmitt, da Pinocos. "Agradeci a todos que tiraram um tempo para fazer suas doações e levar até o ponto de coleta. Esse ato foi a diferença para se concretizar essa solidariedade com os atingidos por esta catastrofe".
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).