Sabe aquele alimento fresquinho e saboroso que sobra todos os dias em restaurantes, bares e cozinhas industriais e que não pode ser aproveitado no dia seguinte? Agora, ele terá uma nobre finalidade: ajudar a quem mais precisa. Isso porque foi aprovado esta semana pelos vereadores de Gaspar o Projeto de Lei 50/2019, de autoria do vereador Ciro André Quintino, que autoriza estabelecimentos comerciais a doarem alimentos não consumidos para entidades de assistência social públicas ou privadas.
Conforme o PL, o armazenamento, distribuição dos alimentos e a manutenção de suas condições sanitárias serão de responsabilidade da entidade que vai receber a doação. O texto deixa claro também a proibição da doação de alimentos oriundos de sobras e restos de alimentos que já tenham sido servidos ou distribuídos para consumo individual. “A maioria dos alimentos que sobra nesses locais é descartado porque esses estabelecimentos não querem correr o risco de serem penalizados pela legislação que existe atualmente. Com esse projeto, daremos amparo legal para que eles possam doar os alimentos não consumidos”, garante Ciro.
Com a aprovação dos vereadores, o texto segue para sansão do prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).