O Projeto de Educação e Segurança no Trânsito, desenvolvido pelos Bombeiros Militares e Bombeiros Comunitários de Gaspar, teve seu 5º encontro na Escola Frei Policarpo na tarde desta quinta-feira, 26. Desta vez, o encontro foi diferente e contou com a presença de agentes de trânsito de Balneário Camboriú. O projeto que tem como lema ?Cidadão Consciente, juntos podemos salvar milhões de vidas? é voltado para os alunos da 8ª série, porém neste encontro os estudantes de 1ª à 4ª também participaram.
Durante toda a quinta-feira, as agentes de trânsito de Balneário Camboriú, Luciane de Camargo Grukoski e Eliane de Souza Mello, apresentaram um teatro de fantoches sobre a segurança e educação no trânsito para os alunos de 1ª à 4ª série. ?Para os alunos da 8ª série nós preparamos uma palestra. Foi muito legal, os alunos participaram com várias perguntas?, conta Eliane.
Durante o teatro e a palestra as agentes de trânsito mostraram como os alunos têm um papel fundamental no trânsito. ?Procuramos mostrar as atitudes que eles devem tomar como pedestres, ciclistas e futuros motoristas, além da necessidade de seguir as regras básicas como utilização do cinto de segurança, parar ao sinal vermelho etc?, comenta Luciane. A agente diz ainda que a educação no trânsito deve começar na infância. ?Damos dicas para prevenção e segurança às crianças e elas vão cobrar dos pais, vão questionar o porquê de eles não seguirem algumas regras.?, diz.
Experiência
Luciane e Eliane já trabalham no setor de educação no trânsito em Balneário Camboriú com vários projetos desde 2003. Para Luciane, a existência desse setor nos municípios pode diminuir consideravelmente o número de acidentes no trânsito.
?O resultado pode não ser imediato, mas ele virá?. O bombeiro comunitário Pedro da Silva concorda com Luciane e diz que é de extrema necessidade que seja implantado um setor de educação no trânsito em Gaspar. ?O projeto de conscientização e segurança no trânsito não é um dever nosso, mas sabemos como é necessário. Estamos percebendo que outros municípios vizinhos já estão interessados neste projeto e esse é nosso maior objetivo, atingir o máximo de pessoas possíveis?, diz Silva.
Edição 1383
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).