Estudantes recebem orientações sobre técnicas de primeiros socorros - Jornal Cruzeiro do Vale

Estudantes recebem orientações sobre técnicas de primeiros socorros

02/04/2012

fotopg10abrecolorMD.jpgUma parceria entre Bombeiros Militares e Bombeiros Comunitários resultou em um projeto voltado à educação dos adolescentes de Gaspar. O projeto aborda temas ligados ao trânsito e primeiros  socorros e teve início nesta segunda-feira, 2, na escola Frei Policarpo.

Ao todo, cerca de 60 alunos da 8ª série da escola do bairro Belchior vão integrar o projeto e todas as semanas vão receber a visita do bombeiro Militar Gil Vicente Pereira e do bombeiro Comunitário Pedro da Silva. Além deles, outros voluntários fazem parte do grupo que vai até as escolas passar orientações aos alunos. ?Dependendo do tema que vamos abordar, pessoas diferentes vão até a escola orientar os alunos?, diz Gil.

Segundo Gil, a expectativa da organização em relação ao projeto são as melhores possíveis. ?Antes da aula inicial, tivemos um primeiro contato com a direção da escola. Eles foram muito receptivos. Acredito que o projeto já deu certo?. Para o bombeiro militar, a pretensão é de que o projeto tome proporções tão grandes quanto o Proerd, realizado pela Polícia.

Pedro da Silva, também organizador do projeto, fala que o primeiro contato realizado com os alunos fez com que a organização ficasse otimista. ?Esperamos que seja um sucesso e que os alunos gostem do que vamos passar para eles?.

Todo o material utilizado para a realização do programa foi custeado com verbas da Associação dos Bombeiros. ?Com o dinheiro que temos, conseguimos fazer o projeto em uma escola. Nosso objetivo é fazer em quatro, sendo duas municipais e duas estaduais. Mas, para isso, precisamos da ajuda de todos?, declara Gil. Aqueles que quiserem apostar na iniciativa dos bombeiros podem ajudar no projeto fazendo doações em dinheiro, bem como em materiais didáticos ou até mesmo lanches, para as viagens de campo.

O projeto

A partir da frase ?Cidadão consciente, juntos podemos salvar milhões de vidas?, os alunos contemplados com as aulas vão aprender diversos assuntos referentes ao trânsito e primeiros socorros. ?Mesmo não tendo carteira de motorista, eles já fazem parte do nosso trânsito, pois são pedestres e andam de bicicleta pelas estradas. Por isso, é importante essa conscientização?, afirma Gil. Segundo o militar, os adolescentes vão receber orientações sobre os primeiros socorros em casos de acidentes, precauções para evitá-los, entre outros temas. ?Entre todas as coisas, eles vão saber que cada pessoa envolvida em um acidente custa, em médica, R$21 mil?.

Ao final do curso, os alunos passarão por duas avaliações, sendo uma prática e outra teórica. ?Na avaliação teórica, vamos simular um acidente e os alunos vão ter que colocar em prática tudo o que aprenderam?, afirma. Ao final, os alunos também vão receber um certificado de participação.

Edição 1376

Comentários

Jaqueline B.M. da Silva
02/04/2012 17:09
Parabéns pelo projeto. Mais uma linda iniciativa dos Bombeiros de Gaspar. Educando as crianças não teremos tantos irresponsáveis no transito.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.