Estudantes voltam às aulas sem professores - Jornal Cruzeiro do Vale

Estudantes voltam às aulas sem professores

16/02/2012


Como em quase todos os anos, os alunos da rede estadual de ensino se depararam com a falta de professores no início do ano letivo. As aulas iniciaram nesta terça-feira, 14, e faltam professores em cinco das seis escolas estaduais de Gaspar. A única com o quadro completo é a Ivo D´Aquino, que fica no bairro Coloninha.

O colégio Frei Godofredo, um dos maiores da cidade, ainda está a procura de professores para as disciplinas de física, matemática e inglês. No Frei Policarpo, que fica no bairro Belchior, a carência é de profissionais para as aulas de ensino religioso, química, física e sociologia. No colégio do bairro Barracão, o Marina Vieira Leal, a falta é de professores de matemática e inglês. Já no Honório Miranda, que fica no Centro da cidade e oferece apenas aulas para o Ensino Médio, a carência é de professores de química e língua portuguesa. No colégio Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista, falta professor para a disciplina de Inglês.

Para driblar a falta de profissionais, os dirigentes das escolas estão refazendo os horários de aula e, em alguns casos, os alunos são dispensados mais cedo. A própria direção de cada educandário está em busca de professores para ocuparem as disciplinas vagas.

Apesar do quadro incompleto, o assessor da Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Sergio Ferreira, explica que o Estado ainda está contratando professores ACT´s, que são os contratados de forma temporária. ?Nesta semana, muitos profissionais estão fazendo a escolha de vagas, o que deve diminuir ou até zerar essa falta de professores em Gaspar. Esperamos ter o quadro de professores completo na próxima semana?, anseia o assessor.


Edição 13662

Comentários

O bom goiano
20/02/2012 21:50
Quanta discriminação com a figura do professor, antes de criticar o trabalho do outro procure se colocar no lugar do mesmo. Ser professor não é fácil em nosso país, independe da região que você mora. A primeira educação o filho recebe em casa, os pais que ensina e repassa valores aos seus filhos, cabe a escola complementar sua educação. Os alunos de hoje faz uso de termos de baixo nível em sala de aula, agride o professor moralmente, verbalmente, às vezes fisicamente.
Professora Marili parabéns por suas colocações, quem a crítica, nunca pisou em uma sala de aula, 30 anos de magistério é muito gratificante para ti, portanto continue educando seus alunos para que tenhamos pessoas mais humanas, capazes e menos agressivas em nossa sociedade.
Segue essas duas belas frases para nossa reflexão:
?Todos pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando isso nos ocorrerá, pensar em deixar filhos melhores para o futuro do nosso planeta?? Frase vencedora de um Congresso no Brasil sobre Vida Sustentável.
?A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.? (Nelson Mandela).
giovane
18/02/2012 23:53
sr. josi sou aluno da escola Frei Godofredo, nao creio que um professor que e graduado va a uma escola apenas para dizer que e professor nao conheco vossa filha mas nem sempre o que os filhos falam e realmente verdade. outra coisa apenas para constar a instituição Frei Godofredo de ensino esta na 7ª colocação no estado e por falta de professores não e somente a escola Frei Godofredo que passa por dificuldades.
aluno
18/02/2012 17:22
josi,

olha esse é pra voce mesmo, eu tenho muito orgulho de estudar no FREI GODOFREDO se os professores foram tao mau humorados com voce é por causo dos alunos e os "alunos" que falo entra sua filha no meio,

tenho um primo que está na mesma série que eu e estuda na MADRE
( sou do ensino médio) e ele aprende tudo a mesma coisa que eu, então isso nao quer dizer que o frei nao é um colégio bom

minha irma de formou no frei godofredo e passou em 5° lugar no vestibular na furb ( universidade ) e ela tem muito orgulho disso, e ele ja deu aulas no frei godofredo por tres anos, tu achas que o frei nao é bom querida, sinto muito mas é melhor que particular.

bom acho que é isso, to muito feliz que sua filha foi pra um particular.
Uma mãe muito feliz
17/02/2012 22:47
Sou mãe de um aluno do Fluxo do colegio frei godofredo, estou muito satisfeita com os professores e direção escolar. Entendo as dificuldades que a escola esta passando por falta de professores. Mais fica aqui um recado para os professores do fluxo, obrigada por serem pacientes com meu filho.
Josi
17/02/2012 15:29
D.Marli
nao menosprezando todos os profºs,mas minha filha estava no ensino medio,ela esteve muitas vezes doente,nao podendo ir as aulas,quando eu mesma à levei ao retorno da aula,eu falava diretamente com os profºs dela,pedindo para que mandasse trabalhos pra ela fazer,sem perder notas,mas foi em vão minhas idas ate lá,sem contar com falta de trabalhos,tarefas.
Lord EPS
17/02/2012 09:15
Sra Marili,
Não é porque a senhora é professora, que deve tapar o sol com a peneira!! Todos estão vendo a calamidade que está isso.. Meu sobrinho, que estuda no Honorio, tambem teve que sair da escola as 4 hs da tarde, por falta de professores. Se o salário de vocês é ruim, que culpa tem os pais? Não podemos fazer nada. Pensem nisso, na hora em que estiverem na frente da urna eletrônica! É lá que está o salário de vocês..
E lembre-se:

"Nada pode ser maior do que o amor que sentimos no que fazemos. Nem dinheiro, nem fama"

Fica dica!
Antonio Marcos
17/02/2012 09:12
Fui aluno do Frei Godofredo, minha filha estuda lá e é uma excelente aluna, interessada sempre procurando ajuda dos professores e sempre sendo bem atendida. Mas claro isto se chama educação coisa que meus pais me ofereceram e que ofereço aos meus filhos. Alguns pais simplesmente repassam coisas feias a seus filhos, falam mal dos professores em casa, chamam o tempo todo, os políticos de ladrões, os palavrões e xingamentos estão na ponta da língua das crianças e aprendem com quem.... Tentar cupar a escola e os professores é muito fácil, agora participar da vida da escola nem pensar...
Tem problemas, claro, ou sua casa é 100%... Agora uma escola tão grande com tantos pais deveria ser modelo, se todos colaborassem e não digo somente com mensalidade, mas sim com apoio pessoal... Ir até escola conversar com professor do seu filho, conhecer ele coisa que poucos fazem saber quem cuida do que na escola....Dar um bom dia para Seu TETE coisa que muitos pais não fazem, e ensinam seus filhos a serem assim também...Triste mas uma realidade... Antes de reclamar tanto vamos acordar pais.... A vida é muito mais que isso......
Ajude!!!!!!!!!!!!
Marili
16/02/2012 22:15
Gostaria de saber em qual escola o filho de Lord EPS estuda. Pelo que sei nenhuma escola foi citada com falta de professores com a idade de 7 anos. Também gostaria de dizer a Josi, que sou professora das series iniciais do E. E. B. Frei Godofredo a 20 anos...Sou professora a quase 30.
Me orgulho do trabalho que faço. Na última avaliação feita pela prova Brasil na 4ª série nosso nota foi 6, a maior do município e na região de Blumenau dividimos com apenas outra escola que obteve nota 6,1.
Concordo plenamente com a falta de professores, principalmente no Ensino médio.Além dos péssimos salários, a profissão é desgaste...
Creio que ainda não chegamos no caus ...Isso estar por vir...Basta ver quantos dos nossos alunos tem o desejo de serem professores...
Além da valorização dos governantes pra mudar , precisamos do apoia a sociedade...Vamos trabalhar juntos pra encontrar o melhor caminho...Hoje percebo que os pais mais se preocupam numa escola que cuide do seu filho do que numa escola que ensina. Escolhi ser professora da rede pública estadual e persisti nela porque foi uma escolha minha ...Não me arrependi. Continuo sonhando...Mas sou uma que nunca incentivei minha filha a ser professora...
Quanto a professores grosseiros, não concebo. acredito que TODOS devem ser tratados com respeito. E, convenhamos assisti cada cena de pai exigindo o período que o seu filho deve estudar, sem pensar nas limitações que a escola tem de espaço. Poderia aqui relatar um monte de exemplos que presencio...mas quero agradecer o carinho dos meus alunos e os pais dos mesmos, que é isso que sinto .
A Baba do filho do Lord pode fazer seu preço...o professor não. Mas tudo bem. Que possamos fazer um bom trabalho juntos.Nosso orgulho não é reprovar aluno e sim saber o bom cidadão no qual se tornou.
Vamos a luta.
Maria
16/02/2012 19:53
Faltam professores pq eles ganham pouco, trabalham d+ , "tem que educar" e não ensinar os filhos dos outros e aturam as graças dos pais que muitas vezes não conseguem perceber o que seu filho está fazendo fora de casa.

Quem de vcs gostaria de ver um filho , estudar 4 e 5 anos , depois fazer uma pós graduação, e mais outra e mestrado, gastar um dinheirão e depois aturar td isso? Ninguem!

Vamos valorizar os professores que tanto fazem por nossos filhos, essa é unica maneira de não faltar professores.
Milena Maria Pereira Soares
16/02/2012 19:16
E aí está o resultado dos péssimos políticos que temos em nosso país.Eles valorizam copa, corrupção, aumento de salários exorbitantes em seu próprio benefício. Os professores estão desistindo de ser professores. Porque?
Porque são desvalorizados, desrespeitados. Não só pelo poder público, através dos baixíssimos salários que recebemos mas também pelos pais e alunos.
Fui professora durante 26 anos. Estudei, fiz cursos durante muito tempo para estar sempre atualizada e poder ser uma educadora com competência e excelência no que faz.
Houve a greve e algumas pessoas escreveram aqui mesmo, quem não está contente deve sair procurar outra coisa para fazer.É o que muitos professores estão fazendo . Saindo e rocurando um trabalho que lhes de mais retorno tanto profisiional quanto a remuneração.
Amo trabalhar com crianças, mas tive que desistir e fazer outra coisa, pois está muito difícil sustentar meus filhos com este salário que é pago aos professores e ainda ter que fazer muitas vezes, papel de pai,professora, piscóloga e etc porque as crianças veem para a sala com muitos problemas, mal educadas, sem limites, na qual devemos tetntar suprir para que possamos ensinar algo para elas. Muitas vezes somos agredidos fisicamente e moralmente pelos pais, governantes e etc...
Este é infelizmente o retrato da educação em nosso país.... Tem dinheiro para quase tudo menos para o essencial educação, saúde e etc...
Gostaria de deixar claro que nem todos os pais e as crianças são assim. Não devemos generalizar. Existe pais muito bons, conscientes do seu dever.
Lord EPS
16/02/2012 15:58
Sr. Prates,
Isso já passou pela minha cabeça, mais não tenho condições de pagar esse valor o ano inteiro!
A minha esperança, é de que a situação volta a normal dentro de pouco tempo. Esse valor faz muita falta pra minha família, mais infelizmente é o momento em que estamos passando!
Sinceramente, não sei mais o que eu faço...
Josi
16/02/2012 14:56
Isso é uma vergonha sem tamanho...
O Frei é o pior colegio q coloquei minha filha a estudar.Esse ano fiz melhor,coloquei em um particular,pq nao tem condições uma mãe que zela pelo futuro dos filhos colocar num colegio tão mau direcionado e com pessimos professores,que vão so pra dizer que são professores;
com muitos bons por ai,ano passado tive que engolir pra eles nao reprovarem minha filha;todos maus humorados.
E digo novamente,Frei Godofredo é um pessimo colegio.
Prates
16/02/2012 14:42
Sr. Lord EPS.

Por R$280,00 tu consegues matricular
teu filho em uma escola particular.
Lá não faltam professores.

Este "problema" não é apenas de Gaspar
mas acontece de norte a sul do Brasil.
Maria
16/02/2012 13:57
A frase "Nesta semana, muitos profissionais estão fazendo a escolha de vagas, o que deve diminuir ou até zerar essa falta de professores em Gaspar. Esperamos ter o quadro de professores completo na próxima semana?, mostra a falta de noção, responsabilidade e seriedade com a educação.

Será que essas pessoas encarregadas de planejar as ações educacionais não sabem que tem dia marcado para iniciar o ano letivo e que escola sem professor não funciona?

Tamanho descaso (com alunos e professores), que se inicia antes mesmo das aulas começarem é que mostra a quanto anda nosso ensino.

Será que esse pessoal da "Gerência de Educação" sabe que a Lei 9394/96 (LDBN) garante ao aluno o mínimo de 200 dias e 800 horas letivas por ano?

Essa tal "Gerência de Educação" deve explicações aos alunos e suas famílias e, as famílias, por sua vez, devem cobrar do Estado um posicionamento.

E quem disse que ensino público é gratuito? Não é mesmo!!!
Neste início de ano daremos uma bela fatia ao leão. E para onde vai esse dinheiro?



Lord EPS
16/02/2012 09:23
É ridículo!!
Meu filho, de 7 anos, está em casa a manhã toda por falta de professores. Miha esposa teve que se virar de para arrumar alguém para ficar com ele.
Hoje, gasto R$ 280,00 por semana para uma babá para ele.
Então como vou deixar de reclamar de Gaspar? Estou achando a situação caótica! Não apenas por esse motivo, mais por tantos outro que todos estão vendo.

Acorda Gaspar, ACORDA POVO GASPARENSE!!!!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.