O último boletim epidemiológico da dengue em Gaspar, que contempla o período entre 10 e 17 de maio, confirmou 361 casos da doença na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, há ainda 69 casos em investigação. Além disso, duas pessoas estão internadas por conta da doença. No acumulado desde 1º de janeiro, Gaspar contabiliza 1138 casos de dengue e 525 focos do mosquito.
Desde o dia 10 de abril, Gaspar está em situação de emergência em saúde pública por conta da dengue, a medida tem como objetivo garantir agilidade na tomada de medidas de prevenção, controle e atenção à saúde da população.
Uma delas foi a abertura do Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue. O serviço funciona na rua Coronel Aristiliano Ramos, n. 453, nos fundos, ao lado da Biblioteca Dom Daniel Hostins, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; e aos sábados, das 7h às 15h.
O Centro de Hidratação e Atendimento para a Dengue atende exclusivamente casos suspeitos da doença. É possível realizar avaliação clínica, testes e coleta de exames laboratoriais, além de assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa para os pacientes. O atendimento conta com testes rápidos, que apresentam resultados em minutos, a fim de agilizar o diagnóstico e mitigar a possível evolução dos casos. Pessoas com sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, dor de cabeça e manchas pelo corpo podem procurar o local.
A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem incluir febre alta, dor atrás dos olhos e dores musculares intensas. Em caso de suspeita, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e tratamento adequado. A dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, requer acompanhamento hospitalar.
- Elimine água parada de todos os recipientes;
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
-Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
- Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
- Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.
Gaspar conta com 25 agentes de endemias que atuam na prevenção e controle da Dengue. Eles realizam vistorias em residências e terrenos baldios, verificando a presença de criadouros do mosquito e orientando a população sobre medidas de prevenção.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).