Gaspar confirma caso de coqueluche e reforça importância da vacinação - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar confirma caso de coqueluche e reforça importância da vacinação

18/06/2024
Gaspar confirma caso de coqueluche e reforça importância da vacinação

Gaspar confirmou o primeiro caso de coqueluche e investiga outros dois casos suspeitos. Diante da situação, a secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação, que é a principal forma de prevenção da doença.

A coqueluche, também conhecida como ‘tosse comprida’, é uma infecção respiratória aguda causada pela bactéria Bordetella pertussis. Ela é grave quando atinge crianças e pode levar até a morte, principalmente se as vítimas são bebes com menos de seis meses que ainda não completaram o esquema vacinal básico.

Os sintomas da doença se desenvolvem em três fases: catarral, paroxística e convalescença, com duração de seis a dez semanas. Ela é transmitida por gotículas de saliva expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Uma pessoa infectada pode contaminar de 12 a 17 pessoas.

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a coqueluche com a dose da vacina dTpa para profissionais que atuam em berçários e creches, responsáveis pelo cuidado de crianças menores de quatro anos. Basta procurar as salas de vacina das Estratégias Saúde da Família para avaliação da carteira de vacinação. O Programa Nacional de Imunizações prioriza a vacinação de gestantes e crianças menores de um ano devido ao alto risco de morbimortalidade nesses grupos.

 

 

Edição 2158
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.