Gaspar acaba de dar um importante passo na área da Educação. Na manhã desta terça-feira, dia 21 de janeiro, o prefeito Kleber Wan-Dall assinou um convênio com a Universidade Regional de Blumenau (Furb) para implantação de dois cursos superiores presenciais na cidade. As aulas das primeiras turmas de Direito e Comércio Exterior começam no dia 16 de março e serão ministradas à noite na Escola Zenaide Schmitt Costa, localizada no bairro Santa Terezinha.
O processo seletivo dos alunos gasparenses acontece entre 27 de janeiro e 28 de fevereiro. Interessados devem acessar o site ingressarfurb.selecao.net.br/. Os novos estudantes serão avaliados pelo histórico escolar e, até 2 de março, devem saber se foram aprovados ou não. Ao todo, cada curso soma 30 vagas.
De acordo com Wan-Dall, essa é uma excelente oportunidade. “Gaspar já conta com cinco polos de Ensino Superior à distância. Agora, será possível se graduar presencialmente na cidade. Minha gestão é focada no desenvolvimento e a Educação está inteiramente ligada. Estou pensando no futuro de nosso município. Acredito que com ainda mais trabalho possamos ofertar ainda mais cursos para contemplar toda a demanda”, explica.
Quem complementa a fala do prefeito é a secretária de Educação Zilma Mônica Sansão Benevenutti. “Desde o início da nossa gestão, trabalhamos fortemente para abraçar o gasparense que deseja ingressar no ensino superior. Entendemos que a formação de qualidade deve ir além do ensino médio. Estamos cumprindo nosso papel, sempre com o objetivo de beneficiar nossos estudantes e incentivá-los”, afirma.
Atualmente, Gaspar é a segunda cidade com mais alunos matriculados na Furb (430), ficando atrás apenas de Blumenau, município que sedia a instituição. Reitora da universidade, Marcia Cristina Sardá Espindola destaca o comprometimento com seus estudantes. “Preciso destacar que, assim como o próprio nome diz, a Furb é regional. Ou seja, abraçamos toda a região com cursos de qualidade, profissionais excelentes e uma estrutura ímpar. É isso que traremos à Gaspar em um polo presencial. Posso dizer, com toda certeza, que esse dia é de muita alegria e satisfação”, diz.
Os calouros de Direito e Comércio Exterior que estudarem em Gaspar, inicialmente, terão aulas no período noturno na Escola Zenaide Schmitt Costa. A unidade municipal passa por reformas na estrutura e todas as melhorias serão concluídas antes do ano letivo começar, o que garante ainda mais conforto e comodidade àqueles que a frequentam.
A diretora Kelli Cristine Silva Santos fala sobre a novidade. “Estou muito feliz. Isso porque, além de oferecer estudo aos alunos de 1º ao 9º ano, nossa escola concede sua estrutura para duas turmas do EJA e, agora, para o Ensino Superior presencial da Furb. Costumo dizer que a escola é da comunidade e por ela deve ser utilizada de forma saudável para o bem de todos”.
A Furb possui um terreno em Gaspar, próximoa ao trevo do ginásio João dos Santos. Conforme comentado durante a assinatura do novo convênio entre a cidade e a instituição de ensino, a ideia é que futuramente as aulas ministradas na Escola Zenaide Schmitt Costa sejam remanejadas ao endereço. “Estamos em processo de desmembramento do terreno. Mas queremos que, em breve, possamos usá-lo para receber os alunos. Lá, por conta do espaço, vamos estudar a abertura de mais cursos e, claro, manter nossos projetos de extensão e pesquisa”, conta a reitora Marcia. Apesar disso, a mudança ainda não tem data estimada.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).