Gaspar ganha seu primeiro bueiro ecológico - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar ganha seu primeiro bueiro ecológico

28/11/2019

Um bueiro ecológico foi instalado em frente ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Gaspar, no bairro Bela Vista. A iniciativa faz parte do projeto ‘Onda Limpa’, financiado pelo edital Protagonista Discente e desenvolvido pelos estudantes do curso técnico integrado em Química, com orientação de professores.  

Preocupados com os alagamentos que ocorrem na nossa região, os envolvidos concluíram que existe um volume muito grande de material descartado de forma incorreta. Este lixo vai parar diretamente nos canais de drenagem das vias, deixando-os entupidos. Para tentar amenizar esse problema, alunos se inspiraram no empreendedor Tiago dos Santos, criador do bueiro ecológico. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Gaspar foi procurada pelos organizadores para realizar os trâmites legais que permitissem a obra.

De acordo com o professor de Matemática, Carlos Eduardo, o primeiro passo foi fazer as medições do bueiro. “Depois, foi montado um protótipo com materiais a custo zero, reciclável, para a partir desse protótipo gerar o produto final. Assim, dividimos as áreas e eu fiquei com os cálculos, por exemplo, de volume. Qual é o volume que cabe dentro do protótipo?”, conta. Posteriormente, foi analisado com os alunos qual é melhor forma de fazer a coleta dos resíduos e a frequência.

Para o estudante Lourival Machado Cunha, de 16 anos, o projeto vai ajudar nas condições da via. “Espero que a comunidade, caso aceitem bem esse projeto, pensem mais a respeito do meio ambiente. E, mais para frente, quem sabe, a prefeitura consiga instalar mais alguns, em pontos críticos da cidade”, destaca o jovem.

 

Edição 1929

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.