Gaspar registra primeiro foco do ano do mosquito Aedes Aegypti - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar registra primeiro foco do ano do mosquito Aedes Aegypti

22/01/2020
Gaspar registra primeiro foco do ano do mosquito Aedes Aegypti

Gaspar acaba de registrar o primeiro foco do mosquito Aedes Aegypti. Ele foi encontrado na região central de Gaspar e confirmado pela secretaria de Saúde nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro.

Profissionais da área da Saúde trabalham na delimitação do foco em um raio de 300 metros. Os locais onde os mosquitos podem se reproduzir estão sendo vistoriados e, em cerca de um mês, os fiscais vão voltar para repetir o processo. As casas que não tiverem ninguém para atender durante a semana serão visitadas aos sábados por profissionais devidamente uniformizados e identificados com colete e crachá.

Gaspar conta hoje com cinco agentes de combate à dengue. Eles montam armadilhas a cada 100 imóveis ou 200 metros, tendo mais de 300 armadilhas espalhadas pela cidade. O controle é feito semanalmente e em pontos estratégicos a cada 14 dias. Esses pontos são cemitérios, ferros velhos, borracharias, material de construção, locais com acúmulo de água, depósito de recicláveis e floriculturas e etc. As vistorias nesses locais são feitas a cada sete dias.

Medidas de prevenção

De acordo com a Diretora de Vigilâncias em Saúde de Gaspar, Jicéli Petró, a maior ferramenta para o combate ao Aedes Aegypti é a informação. “A ideia é reforçar todo o conhecimento que os órgãos de saúde estão sempre difundindo. A comunidade saber como acabar com possíveis criadouros do mosquito e também o mal que um surto da doença pode ocasionar à população e ao sistema de saúde pública é a melhor forma de combate”.

A diretora também ressalta que o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, “pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver”, conclui.

 

 

Edição 1935
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.