Gaspar registra seis incêndios em matas na última semana - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar registra seis incêndios em matas na última semana

13/03/2012

img0885MD.jpg

Em apenas uma semana, Gaspar registrou seis incêndios em matagais. O mais recente aconteceu na tarde deste domingo, 11, quando as chamas de um veículo se alastraram para a vegetação às margens da BR-470, causando grande congestionamento na rodovia federal.

A equipe do Corpo de Bombeiros de Gaspar precisou da ajuda dos socorristas de Blumenau e Ilhota para conter o incêndio, que durou cerca de quatro horas e precisou de aproximadamente 16 mil litros de água. O bombeiro Luciano Rominhuk explica que o dia estava muito quente e havia muito vento, por este motivo o incêndio levou tanto tempo para chegar ao fim. ?O terreno também era bastante íngreme, desse jeito o fogo se alastra muito rápido e realmente demora mais tempo para contê-lo?, explica. Apesar da gravidade, ninguém ficou ferido.

Luciano afirma que incêndios em matagais acontecem com maior frequência nessa época do ano, pois a

vegetação está muito seca e a umidade relativa do ar está baixa. ?É muito comum as pessoas que estão dirigindo ou passando pelas estradas jogarem a xepa do cigarro no chão, e geralmente há capim seco por ali, fazendo com que seja possível ocorrer o incêndio.

Outro motivo são as queimadas feitas em terrenos baldios, sem aviso prévio ao Corpo de Bombeiros. Então é de extrema importância evitar fazer esses tipos de coisa, pois a quantidade de incêndios pode diminuir

bastante?, destaca. Além desses motivos, Luciano diz também que algo bastante comum que pode ocasionar incêndios em matagais é a queima de lixo em terrenos baldios que têm mato seco. ?Quando há mato seco, o fogo se alastra rapidamente?.

Procedimentos
Caso o incêndio aconteça, Luciano destaca a importância de entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, o mais rápido possível. ?É preciso também detalhar se existe alguma residência perto do matagal, pois dessa maneira, o Corpo de Bombeiros já vai até o local com recursos adequados e com maior rapidez?, completa. Mais cinco incêndios em matagais foram registrados durante a semana passada em todo o município, mas todos de pequenas proporções.

Edição 1369
     

Comentários

cecilia werner
13/03/2012 08:10
É lamentavel essas ocorrencias pessoas que agem dessa forma com o meio ambiente ! quantos animaizinhos que se alimentavam dessas vegetaçães e tinham alí suas moradías, que foram destruidos pelas chamas e do calor das foqueiras ! com os sinais do aquecimento clobal ainda não está sendo o alto suficíente para alguns seres humanos buscar um pouco de conhecimento da inportacia que a vegetação representa para o socorro das futuras vidas . montanha sem vegetação o risco de desabamento é quase 100% a natureza é perfeita com suas vegetaçães nativas se nos destruir - mos pagaremos o preço com muita angustia e tristeza por isso eu passo uma boa parte parte do meu tempo molhando as plantinhas pra que posso ter um pouco de óxigenio e minha conciencia tranguila com Deus e a mãe natureza e as futuras geraçães, Quem ama o Criador respeita a suas Criaturas quem destrói será visto como um pervérso diante dos sábios e humildes.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.