A comum frase ?deixar para última hora? se encaixa perfeitamente na situação registrada durante toda a quarta-feira, 9, no Cartório Eleitoral da cidade.
O prazo para regularização do título eleitoral chegava ao fim e centenas de pessoas deixaram para fazer o documento na última hora. Longas filas se formaram em frente ao cartório e todos os atrasados tiveram que ficar horas esperando para fazer o título eleitoral ou regularizá-lo. Para atender à demanda, o cartório trabalhou das 9 às 21h.
João Paulo Panini, chefe do cartório, revela que apenas na quarta-feira foram confeccionados 362 títulos de eleitor, sendo que 259 são eleitores de Gaspar e 103 são eleitores de Ilhota. ?A demanda foi realmente muito grande nesses últimos dias, mas já estávamos prevendo que seria assim?, revela João. Ainda segundo ele, o Programa Atendimento Volante, que dava a chance dos alunos de Gaspar e Ilhota fazerem o primeiro título de eleitor dentro da instituição de ensino ajudou bastante. ?Com o programa, foram confeccionados 763 títulos, em seis escolas de Gaspar e duas de Ilhota?, registra.
A jovem Amanda da Silva Correia, 17 anos, deixou para fazer seu primeiro título de eleitor no último dia. Para conseguir ficar em dia com a Justiça Eleitoral, ela precisou ficar mais de duas horas na fila. ?Não tive tempo para fazer meu título antes. Quando eu pude ir até o cartório, esqueci de levar todos os documentos, por isso tive que voltar?, conta. A nova eleitora votará no bairro em que mora, no Barracão.
Nesta quarta-feira venceu também o prazo para os eleitores com necessidades especiais, inclusive idosos, solicitarem a mudança de sua seção para uma de fácil acesso; e para os cidadãos que estiverem com o título cancelado ou suspenso regularizarem a sua situação, caso contrário não poderão votar, pois os seus nomes não constarão da folha de votação da seção eleitoral. Laurinho Marchese, 32 anos, teve que regularizar seu título, pois ele mudou de cidade. Para isso, o eleitor também foi ao cartório eleitoral apenas no último dia. ?Trabalho como autônomo, então não tenho muito tempo livre. Para ser sincero, não imaginei que teria essa fila enorme?, conta. Laurinho ficou mais de uma hora na fila.
Dados
De acordo com as informações repassadas por João Paulo Panini, foram feitos 1.617 títulos de eleitor apenas em maio deste ano, correspondendo a eleitores dos municípios de Gaspar, Ilhota e Luis Alves. Em abril, o número de títulos chegou a 2.062, também nos três municípios. Hoje, Gaspar conta com cerca de 39 mil eleitores que participarão das eleições municipais que acontecem no mês de outubro.
Edição 1387
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).