Honório Miranda: 85 anos - Jornal Cruzeiro do Vale

Honório Miranda: 85 anos

24/05/2019

Um ciclo que não se encerra. Ele ganha ainda mais força com a disciplina, o respeito e o compromisso com a Educação. Há 85 anos, a Escola Professor Honório Miranda, uma das primeiras instituições de ensino fundadas em Gaspar, contribui diretamente com o desenvolvimento da cidade Coração do Vale. A formação de homens e mulheres instruídos, capacitados para o ensino superior e preparados para o mercados de trabalho, se dá pela trajetória trilhada ao longo dessas mais de oito décadas.

Tudo começou em 29 de maio de 1934, através do decreto n.600, assinado por Coronel Aristiliano Ramos, um interventor federal da época. No começo, a unidade funcionou em salas emprestadas no Salão Cristo Rei. Pouco mais de dois anos depois, em 27 de setembro de 1936, foi apresentada à comunidade um prédio próprio, às margens da rua São Pedro, no Centro, onde segue até nos dias de hoje. Inicialmente, a querida escola chamava-se ‘Grupo Escolar Honório Miranda’ e atendeu estudantes de 1ª a 4ª série até 1974.

Depois, com a implantação do ensino de 5ª a 8ª série, passou a ser Escola Básica. O período se estendeu até 2008. Nesse meio tempo, em 1994, foi aberto paralelamente o Curso de Ensino Médio de Educação Geral. A terceira e, atual, fase da escola segue em ritmo acelerado contabilizando 4007 estudantes formados. Destes, 153 alunos receberam ainda o certificado profissionalizante em Informática.

Diretores contribuem com a história do educandário

O primeiro diretor da Escola Professor Honório Miranda foi Gustavo Augusto Gonzaga, natural de Tubarão. Na sequência, assumiram o cargo os profissionais Moacir Orige, em 1937; Balbino Martins, em 1939; Íris Fadel, em 1941; Hermelinda Bianchini, em 1949; Renato Wendausen, em 1951; e Maria do Carmo Vieira Beduschi, em 1956. Conhecida como ‘dona Carminha’, a última foi a que mais ficou à frente do cargo, por 17 anos. Após sua saída, no ano de 1973, Maria Helena Simão Zimmermann foi admitida ao cargo.

Em 1981, entrou Léa Inês Zimmermann Koerich. Ela foi sucedida por Lígia Maria Clasen, em 1986. Posteriormente, também foram diretores: Marili Vanzuita (1988), Cleonice Henrique da Silva (1992), Elisabeth Gamba (1993), Maria Roselânia da Silva (1999), Antônio Mercês da Silva (2003), Neida Beduschi Silveira (2005), Michela Rejane Breda (2015). No ano seguinte, uma eleição direta na rede estadual, com votos de pais, alunos e professores, Antônio Mercês da Silva voltou a dirigir a instituição de ensino. Ele encerra seu mandato em 2019.

“Eu faço questão de agradecer quem me ensinou”

“Não se concebe progresso nem desenvolvimento sem educação, fator indispensável para o sucesso pessoal ou coletivo de qualquer iniciativa. Nesse aspecto, Gaspar pode se considerar privilegiada, pois, quando ainda dava os primeiros passos para se consolidar como município, já contava com uma respeitável e valorosa instituição de ensino que muito contribuiu para a formação moral, cívica e intelectual de seus filhos”. A frase, colhida do livro ‘Homens que fizeram história’, do ex-deputado e comunicador Alvaro Correia, resume bem sua gratidão diante da Escola Professor Honório Miranda.

Em entrevista ao Cruzeiro do Vale, Correia relembra sua passagem pela unidade de ensino, em 1943 e 1944. “Que saudade dos tempos de escola! Me recordo muito bem das aulas e do dia a dia do meu 4º e 5º. Foi no Grupo Escolar que desenvolvi meu talento para a escrita e comecei a me interessar pelo ramo jornalístico. Uma educação formidável, de excelência, repassada por profissionais dedicados, assim como nos dias de hoje”, conta emocionado.

Nesse dois anos em que foi aluno da Escola Professor Honório Miranda, muitas professoras e professores marcaram sua vida. “Eu faço questão de agradecer quem me ensinou. Se sou o que sou, devo a eles e elas. Pessoas ilustres, essenciais para nossa sociedade”, destaca. A lista de agradecimentos é longa: Íris Fadel, Ilka Ferreira, Lori Ballod, Carmem Vieira, Adir Faísca, Erica, Killian, Renato Wendhausen, Jacira Schmidt, Rodolfina Hostins, Maria Cecília Zimmermann, Petronília Schmidt, Zenaide Schmitt, Cora Bridon dos Santos, Eliete Probst, Regina Fontes e Dona Bentinha.

Além de agradecer por meio de palavras, artigos históricos, obras literárias e trabalhados jornalísticos, Correia também fez jus ao que aprendeu na escola quando trabalhou como deputado estadual em meados de 1975. “Fui ensinado a ser honesto, a seguir sempre o caminho da coerência e justiça. Sem dúvidas, quando assumi a responsabilidade de representar o povo, usei de minha influência para o bem. Por meio de requerimentos, consegui proporcionar uma reforma na Escola Professor Honório Miranda, que enfrentava problemas em sua estrutura”, comenta.

Quem foi Honório Miranda?

Honório Gomes de Miranda foi um professor referência no início do século XX. Apesar de não ter atuação na escola gasparense ou vínculo com o município, foi nomeado pelo governado estadual de Santa Catarina como patrono da unidade escolar, justamente por sempre lutar pela Educação. Filho de João Luiz Gomes de Miranda e Anna Amorim, nasceu na região do vale do rio Tijucas.

Ele se casou Maria Amália Laus e não teve filhos. Honório faleceu em 10 de agosto de 1928, vítima de asma cardíaca, enquanto exercia a função de diretor escolar na instituição Feliciano Pires, no centro de Brusque.

Escola é responsável pela educação de 1.150 alunos

Atualmente, a Escola Professor Honório Miranda possui 1.150 alunos matriculados no Ensino Médio Regular. Ao todo, abrange 33 turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Destas, 14 são de primeiros anos; dez de segundos anos; e nove de terceiros anos. Sua estrutura contempla uma quadra esportiva coberta, 12 salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de atendimento educacional especializado, auditório, secretaria e coordenação. 

Expo Science

Um dos principais momentos de integração e aprendizado da Escola Honório Miranda é o Expo Science, evento científico que surgiu com a intenção de envolver pedagogicamente os alunos, ao mesmo tempo que visava despertar o interesse pela pesquisa e pela ciência. Tudo começou com uma conversa entre os professores das áreas de Biologia, Matemática, Química e Física, que sempre mantiveram a esperança de produzir algo significativo nesse sentido.

Em dois anos consecutivos, 2018 e 2017, aconteceram duas feiras de ciências, um ensaio para o que viria ser a Expo Science, que teve sua primeira edição em agosto de 2018. E já chegou para marcar um lugar definitivo nos corações e mentes dos alunos e de toda a comunidade escolar. “Formamos um grupo de seis pessoas e decidimos nos reunir desde o começo do ano para que em agosto realizássemos essa grande exposição. A participação mais efetiva foi de professores de Física e Biologia, mas todos se envolveram para o sucesso da programação, que dura todo o dia de apresentações”, explica a professora Ana Luisa Fantini Schmitt.

A professora de Matemática fala com empolgação da primeira edição, que homenageou o grande físico inglês Stephen Hawkins, que inspirou e permeou a maior parte dos trabalhos. “Ficamos mais na área da Física em virtude dessa escolha, voltado mais para a área da Astronomia, e da Biologia, com uma ênfase maior na Teoria da Evolução e seus principais eventos históricos”, destaca.

Conforme explica o diretor Antônio Mercês da Silva, a ideia surgiu dos próprios professores das disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. “Todos sabem da necessidade que há nas escolas públicas em ter espaços para a prática nestas disciplinas. Desta maneira, um evento científico torna-se essencial, sobretudo por se tratar de uma escola de Ensino Médio. Temos o objetivo de despertar em nossos alunos o gosto de experimentar ciência”, afirma.

No ano passado, mais de cem trabalhos foram produzidos e expostos pelos alunos, predominantemente nessas duas áreas, além de alguns cujo objeto era a Matemática, em menor escala. Além da exposição e da participação mais efetiva dos alunos, também ocorreram algumas oficinas promovidas por faculdades e universidades da região, uma palestra sobre Paleontologia, além de outras atrações muito comentadas, como a exposição de um planetário móvel.
Não é Feira de Ciências

Segundo a professora Ana Luisa, o que diferencia a Expo Science de uma feira de ciências é basicamente o fato de que nem todos os trabalhos são concebidos e produzidos pelos alunos, o que caracterizaria a realização da feira. “Na exposição que idealizamos, a ideia era explorar o conhecimento científico de uma maneira mais ampla, mas que não necessariamente resultasse em uma produção. Um grupo de alunos estava explicando o funcionamento de um capacitor. Houve pesquisa, dedicação, preparação, mas não foram eles que produziram o capacitor, o que não tira o brilho do trabalho da equipe”, acredita a professora.

E Expo Science é uma grande exposição de trabalhos, produzidos e interpretados pelos alunos, com a participação de outras instituições que vêm mostrar as diversas formas de produção de pesquisa e ciência, fundamentais para o progresso da humanidade e por meio de uma linguagem acessível a todos. A programação também foi aberta para outras escolas de ensino fundamental da cidade e para a comunidade em geral. A intenção era socializar o conhecimento produzido e apresentar o que a escola oferece.

Edujornalismo FURB

A partir de 2019, a Escola Honório Miranda passa a contar com o projeto de Extensão Edujornalismo e Letramento Digital – estratégias de inovação, desenvolvido pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Trata-se de um projeto de educação midiática que coloca alunos e professores como protagonistas de um consumo crítico de mídia, por meio de palestras, oficinas e auxílio pedagógico nas áreas de Letras e História.

A iniciativa acontece desde 2015, e antes atendia apenas escolas de Blumenau, cidade onde a Furb atua com mais ênfase na extensão. A partir de uma visita realizada na instituição, professores da Honório Miranda conheceram o método de trabalho e levaram um grupo de alunos para uma oficina nos estúdios da Furb FM, com a intenção de remontar a rádio escolar. A oficina foi um sucesso, a rádio já está funcionando e o Projeto resolveu abraçar a escola em 2019.

De acordo com o professor Sandro Galarça, coordenador dessa iniciativa extensionista, a escola Honório Miranda mostrou ter um Projeto Político Pedagógico aberto a iniciativas como esta, além de uma direção que compreende como fundamental a presença da universidade no cotidiano escolar. Para ele, o projeto deve ser realizado durante muito tempo na escola, já que o corpo docente também entendeu a proposta. “Fizemos uma formação no início do ano e já começamos uma oficina de documentário na disciplina de Língua Portuguesa. Para o segundo semestre, pretendemos implantar um aplicativo para celular, para melhorar a comunicação entre os membros da comunidade escolar”, projeta o coordenador.

O acadêmico de Sistemas da Informação, Leonardo Fronza, acredita que a experiência é fundamental para o aprendizado e para a integração com outras áreas do conhecimento. “O projeto de extensão educa os jovens a como ler uma notícia e ver se é verdade o que foi dito. E é importante saber da verdade pois se formos instruídos a base da mentira seremos apenas gados facilmente manipuláveis”, alerta.

As oficinas são interdisciplinares e reúnem bolsistas da graduação da universidade, acadêmicos de Letras, Serviço Social, Sistemas de Informação e História. Quatro professores acompanham os estudantes nas tarefas de planejamento e execução das principais atividades, que foram acordadas com a direção no início do ano. O principal objetivo é proporcionar a alunos e professores capacitação para executar produtos midiáticos, como jornal e rádio escolar, documentários em vídeo, podcasts, mostras fotográficas e conteúdo para comunicação digital, como blogs, redes sociais e aplicativos.

“Nossa intenção é, primeiro, despertar uma visão crítica sobre o consumo dos diversos conteúdos midiáticos, evitando a desinformação por meio das fake News, as famosas notícias falsas que podem ser disseminadas pelas redes sociais, algo tão presente hoje em dia”, destaca o professor Sandro Galarça. O segundo objetivo, conforme destaca o coordenador do projeto, é dotar professores e alunos de habilidades e competências para produzir conteúdo midiático de qualidade, com ética e responsabilidade, e que possam ser utilizados como auxílio pedagógico ou como uma forma de comunicação extraclasse.

Festa marca trajetória da instituição

A comemoração de 85 anos da Escola Professor Honório Miranda não poderia passar em branco. Para celebrar uma história de amor pela educação, a comunidade escolar está convidada a participar de um culto ecumênico de agradecimento nas dependências da instituição de ensino neste sábado, 25 de maio, às 9h30. Em seguida, por volta das 11h, a Capela Santa Terezinha, localizada em bairro de mesmo nome, espera alunos, pais, professores e todos que já fizeram parte dessa trajetória. Na oportunidade, haverá homenagens e churrasco. 

Mensagem do diretor

“Como Gestor da Escola Professor Honório Miranda, busquei desenvolver uma gestão democrática e participativa envolvendo toda a comunidade escolar. Com envolvimento efetivo do Conselho Deliberativo Escolar, Associação de Pais e Professores (APP) e Grêmio Estudantil. Tendo o aluno como protagonista do processo da aprendizagem. Segundo Luckesi (2007, p.15), “Uma escola é o que são os seus gestores, os seus educadores, os pais dos estudantes, os estudantes e a comunidade”.

Dessa forma, a escola construirá sua identidade e passará a existir em função de sua comunidade, onde todos terão vez e voz. Entende-se que para isso ocorrer é dever do gestores fazer uma gestão de qualidade e promover a criação e a sustentação de um ambiente propício à participação plena no processo social escolar de seus profissionais, bem como de alunos e de seus pais, uma vez que se entende que é por essa participação que os mesmos desenvolvem consciência social crítica e sentido de cidadania, condições necessárias para que a gestão escolar democrática e práticas escolares sejam efetivas na promoção da formação de seus alunos. (LÜCK, Heloisa, 2011, p.78).

A gestão democrática da escola necessita ser transparente, impessoal, autônoma e participativa realizando um trabalho coletivo e competente para alcançar o ensino e aprendizagem dos alunos garantindo assim, o sucesso escolar.

A Escola de Educação Básica Prof. Honório Miranda oferece apenas o Ensino Médio. A função do Ensino Médio na vida dos jovens do século XXI torna-se cada vez mais decisiva pois, nesta etapa da vida, os adolescentes se preparam para os desafios, consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, encerram um ciclo de transformação no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta, o mundo do trabalho, a responsabilidade social e a formação da personalidade.

O compromisso da proposta pedagógica para o Ensino Médio deverá ser de oportunizar para aos educandos a possibilidade de aprender continuadamente, desenvolver o pensamento crítico, atuar com responsabilidade tanto individual como social, contribuir com a coletividade, ser solidário, construir seu projeto de vida, participar ativamente no trabalho e sociedade na qual está inserido.

No Brasil, o ensino médio é a etapa final da educação básica, responsável pela formação integral de todo cidadão brasileiro. Assim, deve possibilitar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitar o prosseguimento de estudos posteriores, garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania, dotando o educando dos instrumentos que lhe permitam continuar aprendendo, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos e dos processos produtivos.

Dentro desta perspectiva, busca-se estimular o aluno a inserir-se com igualdade em todos os setores da sociedade, desenvolvendo as competências e habilidades, de acordo com os Referencias Curriculares Nacional para o Ensino Médio, nas áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, Filosofia e Sociologia; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia., Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Também adotará metodologias de ensino e de avaliação diferenciadas que estimulem a iniciativa dos educandos, trazendo uma concepção ampla de saberes, presente em todas as disciplinas, abordando as dimensões cientificas, artísticas e filosóficas. Assim, formando o cidadão crítico, consciente, capaz de agir na realidade global e transformar a sua própria sociedade”.

 

Edição: 1902/ Textos: Cruzeiro do Vale e bolsistas do Projeto Edujornalismo e Letramento Digital: Christel Boncowski, Bianca Todt, Jean Carlos Brunner e Leonardo Fronza, coordenados pelo professor Sandro Galarça.

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