Escola é um lugar onde se aprende muito mais do que teorias e cálculos, é lugar de aprender a respeitar as pessoas e a natureza. Para atender a estes objetivos, o Colégio Estadual Professor Honório Miranda está fazendo a coleta de óleo de cozinha usado em garrafa pet.
O projeto faz parte de um Programa da Secretaria de Estado da Educação chamado ?De óleo no Futuro? e é uma iniciativa antiga, porém pouco divulgada entre as pessoas da comunidade. Para dar mais visibilidade à iniciativa, a diretoria do Honório Miranda está divulgando também para toda a comunidade através de faixas e cartazes expostos em frente à escola.
A diretora Michela Breda explica que o recolhimento desse óleo está associado a um projeto de Educação Ambiental que a escola tem há cerca de quatro anos, o Surucuá, que procura maneiras de discutir e conscientizar os alunos sobre questões da natureza.
?Colocamos o cartaz em frente à escola divulgando o recolhimento do óleo em garrafas pet na semana passada e já estamos com a bombona de coleta cheia. Os alunos já participavam, e resolvemos fazer com que toda a comunidade soubesse o lugar correto de depositar esse óleo de cozinha, ao invés de jogar na pia ou em outros lugares impróprios. É uma questão de conscientização mesmo? explica.
Parceiros
Michela ainda conta que o projeto de recolhimento de óleo de cozinha em garrafa pet tem parceria com uma empresa do Paraná, a Ambiental Santos, que recolhe a bombona onde é armazenado o óleo assim que ficar cheia.
Após o recolhimento do óleo de cozinha, a empresa faz a reciclagem e o óleo é transformado em biodiesel ou produtos de limpeza, como sabonetes, detergentes etc. ?Trabalhamos com a empresa em uma espécie de troca, nós coletamos o óleo que não é mais usado e damos para essa empresa realizar a reciclagem, depois eles nos fornecem alguns produtos de limpeza feitos com esse óleo. Beneficia a gente, a Ambiental Santos e a natureza?, garante a diretora.
Armazenagem
Com toda a divulgação, o projeto alcançou maior adesão da comunidade, porém, a diretora destaca a importância de todos armazenarem o material dentro de uma garrafa pet, já que dessa maneira, além de as garrafas pet não terem perigo de quebrar, elas serão encaminhadas também para um processo de reciclagem. ?Assim, garantimos que este é um projeto 100% reciclável?, revela.
Prejudicial
O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm o hábito de jogar o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos.
Edição 1364
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).