Inscrições abertas para reality show voltado às confecções no Brasil - Jornal Cruzeiro do Vale

Inscrições abertas para reality show voltado às confecções no Brasil

22/07/2022
Inscrições abertas para reality show voltado às confecções no Brasil

Uma novidade promete movimentar o setor têxtil no Brasil e mudar a realidade de muitas empresas que estão passando por momentos difíceis. Trata-se de um reality onde confecções terão muitas oportunidades de aprendizado com o embaixador da confecção brasileira, Eduardo Cristian e equipe. O ‘SOS Confecção’ é o primeiro reality show do mundo voltado ao ramo têxtil. Ele é totalmente gratuito e está com inscrições abertas até o fim da primeira quinzena de agosto. Basta acessar o site www.costurandosucesso.com.br e fazer o cadastro.

Podem participar confecções de diferentes segmentos, tamanhos e nichos. Entre os principais critérios de seleção estão as dificuldades enfrentadas (maior necessidade de ajuda) e histórias inspiradoras. Até o momento, mais de 300 empreendimentos do ramo já se inscreveram. Ao final do prazo, 12 serão selecionadas e terão suas realidades totalmente reformuladas. “Eu acredito muito que a educação transforma e falta muito conhecimento para o empresário de confecção. Isso porquê para ele não basta só saber fazer roupas, é necessário entender de financeiro, administrativo, gestão de pessoas, marketing e vendas. São muito processos envolvidos e falta o conhecimento mais prático”, diz Eduardo Cristian.

Como vai funcionar

O embaixador vai passar uma semana dentro de cada empresa selecionada a fim de identificar os problemas nela existentes e aplicar uma estratégia para resolvê-los. Além de inserir naquele dia a dia todo o conhecimento teórico e prático angariado em 15 anos de carreira, a equipe de consultores e mentores de Cristian fará parte do processo para que o resultado seja ainda mais satisfatório. De acordo com ele, tudo o que será aplicado no SOS Confecção foi utilizado em suas próprias empresas, empreendimentos de aludos e mentorados que tiveram resultado extraordinário. “Estou preparado para os desafios que vamos enfrentar”.

A ideia

A ideia de realizar este projeto com as confecções surgiu em 2021, em conversa com a equipe da Texneo, empresa de Indaial. Eduardo Cristian percebeu nela a mesma vontade de realizar um projeto muito parecido, voltado ao ramo têxtil. Foi quando os empresários decidiram unir forças e fazer uma parceria para colocar em prática o desejo de ajudar as confecções que estão passando por dificuldades.

As gravações para o reality começam em agosto e devem ir ao ar a partir de setembro. As 12 selecionadas vão passar pelo processo de transformação com uma das equipes mais qualificadas do país. O programa será transmitido na Texplay, que é a plataforma da Texneo, e alguns trechos serão transmitidos no canal do YoutTube da costurandosucesso.com.br.

No Brasil

O cenário atual do setor passa por uma ascensão. Entre 2020 e final de 2021, o número de empreendimentos abertos no ramo foi maior do que a soma de todos os outros setores. “Você pode ver o efeito nos polos de confecção quando surgiram novas marcas, começou a falta de mão de obra, os impactos na matéria-prima e tantas outras questões que mostram este crescimento”.

Eduardo afirma ainda que o primeiro semestre de 2022 também fechou com resultados positivos e que o reflexo está diretamente ligado também ao efeito da pandemia, porque muitos produtos importados deixaram de entrar no país. “Isso favoreceu a cadeia como um todo, com aumento interno de consumo de produtos com baixo valor agregado”.

Em Gaspar

Gaspar é a Capital Nacional da Moda Infantil e, atualmente, a cidade é responsável pela produção de mais de 50% da moda infantil de grandes magazines do Brasil. O título é um reconhecimento de todo o trabalho realizado no município e foi conquistado em junho deste ano. Com isso a cidade ganha também a oportunidade de receber e organizar eventos e feiras têxteis voltados ao segmento. Por ano, o município envia milhares de peças para todo território nacional e é caracterizado por ter um produto diferenciado e de qualidade.

A cidade está no maior polo têxtil do país e, para o coordenador do Núcleo Têxtil da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), Douglas Junkes, o maior legado deste reality para empresas de Gaspar que possam vir a serem selecionadas será plantar uma semente para pensar em coisas novas. “Nossos empresários são pessoas de fábrica e alguns com pouco estudo. Então, precisamos pensar que Santa Catarina é o mundo. Gaspar está neste contexto e precisamos estar preparados para isso não comente com máquinas, mas com uma boa gestão, aplicativos, comunicação digital, bom controle de custos e processos, boa gestão comercial, saber fazer e-commerce”.

A indústria têxtil no município emprega cerca de oito mil colaboradores de forma direta e é responsável por quase 40% do PIB no município. Ao todo, são aproximadamente 870 empresas de confecção, 480 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil e 50% da produção de moda infantil do Brasil, comercializado, inclusive, para grandes magazines do país, vem de Gaspar.

Trajetória do idealizador

Eduardo Cristian é empresário, palestrante, coaching executivo, diretor de criação, youtuber, criador do maior evento de empreendedorismo confecção do Brasil (MBA Fashion Day) e CEO da Costurando Sucesso. Possui mais de 15 anos de atuação na área de confecção, com conhecimento e experiência nas diversas áreas do segmento. Além disso é criador da ‘Costurando Sucesso’, empresa que treina e capacita donos e colaboradores de confecção, bem como criador da metodologia ‘3 Pilares da Confecção e PGV’.

Ele começou sua trajetória na feirinha da madrugada, em 2007, em São Paulo. Passados alguns anos, criou uma marca de sucesso, virando player nacional com lojas em atacado e varejo. Neste período, criou também outras marcas de sucesso. Em 2021 decidiu vender sua marca e começou a investir tempo, conhecimento e dinheiro em outras confecções oferecendo treinamento, cursos e consultorias.

 

 

Edição 2064

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.