Os passageiros das linhas de ônibus que fazem a ligação dos bairros Belchior e Baú com a cidade de Blumenau foram pegos de surpresa nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, quando as linhas das empresas Rainha e Verde Vale passaram a desembarcar no Terminal da Fortaleza, dando início à integração do transporte intermunicipal da região metropolitana de Blumenau.
Ademir Pasta, morador do bairro Belchior, ficou confuso com a mudança e acha a nova rota um pouco complicada. ?Acho que será mais difícil ir para Blumenau agora, já que vamos ter que pegar dois ônibus?, comenta. Com a integração, os passageiros terão que embarcar e desembarcar no Terminal da Fortaleza, já que os ônibus intermunicipais não poderão mais circular pelo centro de Blumenau.
A integração também gerou algumas mudanças no horário das linhas que ligam o Belchior à Blumenau. A funcionária do posto de saúde do Belchior, Maria de Lurdes Hames, não concorda com esta mudança. ?O fim do expediente aqui no posto é às 16 horas e o único ônibus para ir a Blumenau é às 17h. Vamos ter que esperar bastante tempo?, diz. O gerente da Auto Viação Rainha, Célio Roberto Hostin, explica que os novos horários ainda estão em avaliação, e podem ser novamente alterados, conforme a quantidade de passageiros. ?Antes, muitos ônibus circulavam quase vazios em alguns horários, então procuramos colocar os ônibus apenas em horários de pico?, conta.
Edição 1358
_______________________________________Integração do Transporte Intermunicipal inicia nesta quarta
Os passageiros que diariamente se deslocam do Belchior e da localidade do Baú para a cidade de Blumenau precisarão descer no Terminal da Fortaleza a partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro.
A integração do Transporte Intermunicipal da região metropolitana de Blumenau foi definida durante reunião entre as empresas concessionárias do serviço, Seterb e Consórcio Siga na tarde desta segunda-feira, 30. As mudanças iniciam com as linhas da região norte de Blumenau, por um tempo indeterminado, para que as empresas envolvidas possam avaliar os pontos positivos e negativos da integração antes de unificar as demais linhas com os outros terminais de Blumenau. ?Vamos fazer um período de teste para sentir como será este primeiro momento da integração para, só depois, aperfeiçoar o que precisa ser aperfeiçoada e daí sim, integrar as demais linhas como Gaspar e Ilhota?, explica Valério Soares, da empresa Viação Verde Vale, que também faz a linha Baú-Blumenau.
Ao todo, cerca de 40 passageiros por dia da linha Baú-Blumenau precisarão se adaptar ao novo sistema de transporte intermunicipal. No Belchior o número de passageiros é bem maior. A empresa Viação Rainha, responsável pelo trajeto, calcula que cerca de 300 pessoas usem a linha Belchior-Blumenau diariamente.
Como vai funcionar:
Os usuários do Baú, por exemplo, vão pagar a tarifa normal, que hoje é de R$7,10, para ir até Blumenau. Lá, vão desembarcar no Terminal da Fortaleza e poderão embarcar em qualquer ônibus de Blumenau sem pagar nenhuma tarifa a mais por isso. Ainda no terminal, o passageiro receberá um cartão do Consórcio Siga com apenas um crédito para embarcar em qualquer ônibus de Blumenau quando for retornar ao terminal, onde o passageiro pagará a somente a passagem para retornar ao Baú, cobrada pela empresa Verde Vale.
Edição 1358
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).